Da acta da reunião ordinária da Câmara Municipal de Góis, realizada no passado dia 9 de Dezembro de 2009, no Auditório da Biblioteca Municipal, transcrevemos o ponto 2.2, relacionado com o Centro de Dia no Colmeal.
2.2 – CÁRITAS DIOCESANA DE COIMBRA/CENTRO DE DIA E SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO DE COLMEAL – CANDIDATURA À MEDIDA 3.3.2 DO SUB-PROGRAMA 3 DO PRODER
Foi presente o ofício da Cáritas Diocesana de Coimbra, datado do dia 20.11.2009, solicitando à Câmara Municipal a emissão de parecer da Autarquia e do Conselho Local de Acção Social (CLAS), relativamente à candidatura apresentada por esta Instituição à Medida 3.3.2 do Sub-Programa 3 do PRODER centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Colmeal.
A senhora Presidente da Câmara Municipal, informou que é seu entendimento que esta candidatura merece o parecer favorável do Executivo, uma vez que é objectivo principal desta Instituição melhorar as condições físicas do equipamento social existente, e consequentemente, melhorar a qualidade do serviço prestado.
Interveio a senhora Vereadora Maria Helena Antunes Barata Moniz que referiu concordar que a Câmara Municipal apoie este projecto, uma vez que é notória a acção da Cáritas Diocesana de Coimbra nestas duas freguesias. Cadafaz e Colmeal.
Referiu ainda, que toda a acção que contribua para a promoção da prestação de um melhor serviço, como o alargamento de horários de visita aos utentes; a prática de educação física entre outras actividades, irão certamente contribuir de maneira positiva para combater o isolamento e a solidão dos idosos que vivem nestas Freguesias.
Usou da palavra o senhor Vereador Diamantino Jorge Simões Garcia, que referiu subscrever as palavras proferidas pela senhora Vereadora Maria Helena Antunes Barata Moniz, e após análise à referida Candidatura, é seu entendimento que esta merece parecer favorável por parte do Executivo. Contudo, parece-lhe ser importante que este documento se fizesse acompanhar com uma informação da Acção Social da Câmara Municipal, a fim de contribuir para um melhor esclarecimento da decisão a tomar.
A senhora Presidente da Câmara Municipal informou que, enquanto responsável pelo pelouro da Área da Acção Social, bem como na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, teve o cuidado de ler e analisar toda a candidatura, entendendo que nunca colocaria em causa a valia da candidatura, a qual objectiva, não só a requalificação das condições físicas, bem como, a diversificação na oferta de serviços.
Referiu ainda, que este Projecto é muito importante, assim como outros promovidos pela Cáritas Diocesana de Coimbra, particularmente o Projecto de Construção do Lar da Freguesia do Cadafaz, aproveitando para informar que, sobre este Projecto, o senhor Padre Luís Costa, Presidente da Direcção da Cáritas Diocesana de Coimbra, solicitou que o Conselho Local de Acção Social emitisse um novo parecer que possibilite uma fundamentação diferente, uma vez que em termos de pontuação máxima esta já foi obtida, em termos de valia do projecto para efeitos de financiamento.
A Câmara tomou conhecimento e deliberou por unanimidade emitir parecer favorável relativamente à candidatura apresentada pela Cáritas Diocesana de Coimbra à Medida 3.3.2 do Sub-Programa 3 do PRODER centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Colmeal.
in Jornal “O Varzeense” Nº 526, de 30 de Dezembro de 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário