Reflectindo sobre o que seria, segundo o nosso ponto vista, uma estratégia a médio prazo para o Concelho de Góis logo se deparou uma primeira dificuldade.
Quando se pretende vender uma mercadoria, e uma ideia estratégica é também uma "mercadoria", logo se tem de imaginar naquilo que a nossa "mercadoria" se distingue da da concorrência.
Como o concelho de Góis tem uma história prenhe de personalidades, factos e aspectos que vão da pré-história até aos nossos dias, pareceu-nos eleger a Cultura, como estratégia diferenciadora. Para isso ouvimos personalidades ligadas à Cultura e com profundo conhecimento do concelho.
Resumindo e sintetizando. Góis deveria diferenciar-se dos concelhos que o envolvem dando um especial ênfase à Cultura. E, dizem os entendidos, há muito para explorar.
Para se desenvolver, como estratégia do desenvolvimento, deveria apontar para o Turismo.
Não apenas o turismo de Verão que por efémero, se bem que importante, não é a mola que fará o nosso desenvolvimento.
Cuidando da sua cultura, do seu património, das suas tradições, da sua gastronomia, dos seus produtos endógenos, criando eventos bem pensados e capazes de terem repercussão, pelo menos regional, poderíamos conseguir um fluxo regular de turismo que, solidificaria as instituições existentes e abriria possibilidades de novos empreendimentos.
É um sonho? Talvez. Mas ficamos à espera de uma estratégia melhor alicerçada e justificada.
Editorial do Movimento Cidadãos por Góis
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