16 janeiro 2010

Um pequeno, mas importante esclarecimento

. Quem ler acta da reunião da CM Góis, do passado dia 2009/12/09 (vd. http://www.cm-gois.pt e última edição do Varzeense) depara-se com uma polémica acerca de uma alegada “praia fluvial do Soito”, com a qual nada temos a ver, mas que serviu de arma de arremesso político, com o senhor vereador da oposição a acusar a actual presidente, Drª. Lurdes Castanheira, por em sua opinião, a referida praia corresponder ao pagamento de favores políticos.
Conforme parece ter ficado esclarecido na referida reunião, a ideia de uma praia fluvial no Soito, foi avançada por uma técnica daquele município no âmbito da formulação de propostas para o orçamento municipal de 2010 e plano anual de investimentos para o período de 2010/2012. Segundo a referida técnica, a ideia desta praia fluvial surgiu na perspectiva que em determinada altura se colocou, mas que nunca se concretizou, da aldeia do Soito poder vir a integrar a rede das “aldeias de xisto”.
Ficou assim confirmado que tal investimento nunca foi uma reivindicação desta Comissão de Melhoramentos e muito menos em tempo de campanha eleitoral, até porque, em termos de investimentos públicos existem necessidades mais básicas por resolver, como são a renovação da rede pública de água, ou mesmo o saneamento básico.
Também entendemos que a fazer-se uma praia fluvial digna desse nome na nossa freguesia, ela deve ser na zona do Colmeal, pelo facto de ser a que tem maior centralidade relativamente ao conjunto das aldeias.
Acresce que para além da indevida utilização política de um caso que nasceu na estrutura técnica da autarquia, choca também o facto do mesmo vereador afirmar que a referida praia (que nunca pedimos) seria inviável no Soito pelo facto de se situar numa ribeira com pouca água, revelando que, não obstante já exercer aquelas funções há mais de 8 anos, desconhece que a aldeia do Soito fica equidistante da dita ribeira e do Rio Ceira, que aliás entra no Concelho de Góis por terras do Soito.
António Duarte

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas que grande caldeirada que para aqui vai...