04 abril 2011

PÉ n'A TERRA: UM EVENTO NACIONAL

O projeto BioDiversity4All vai comemorar o dia da Terra (22 de Abril de 2011) organizando o evento "Pé n 'A Terra".

A ideia principal é desafiar os parceiros para dinamizarem iniciativas locais de observação da biodiversidade, de forma coordenada e associada ao evento nacional. Estas iniciativas irão decorrer entre 22 de Abril e 25 de Abril aproveitando o fim-de-semana prolongado.

Os eventos terão uma forte componente de educação ambiental com vista à partilha de experiências e a um melhor conhecimento da biodiversidade nacional. As atividades já programadas constam do respetivo calendário: http://www.biodiversity4all.org (Especial dia da Terra/Evento Pé n’A Terra, Calendário).

Enquadrada naquela iniciativa, terá lugar na localidade de Açor, na freguesia de Colmeal, a atividade “Flora autóctone na Ribeira”, conforme descrição que se segue.

Quando: Sáb, 23 de Abril, 09:00 – 13:30

Onde: Açor (freguesia de Colmeal, concelho de Góis)

Descrição: A atividade terá lugar no Açor e proximidades, com início às 9.00 horas do dia 23 de Abril e fim cerca das 13.30, com um refresco. Sem prejuízo de os participantes poderem permanecer na aldeia, observando a biodiversidade local nas suas potencialidades e vulnerabilidades.

A atividade consiste numa deslocação a pé à Ribeira, com o objetivo de proceder à identificação e levantamento da flora autóctone ali existente (azereiro, folhado, lentisca, gilbardeira, aderneira e outras espécies). A Ribeira fica a cerca de 1 km da aldeia, exatamente no local onde confluem dois pequenos cursos de água para formar a Ribeira de Ádela, que vai desaguar no Ceira, em Colmeal. É um sítio junto ao qual existiam terrenos cultivados e moinhos de água, e onde também se ia lavar a roupa no Verão. Encontrando-se abandonado haverá uns 12 a 15 anos, o local ilustra bem a impenetrabilidade do território que sucede à desertificação humana. Para que esta dimensão seja visível, os caminhos serão limpos o mínimo possível. Para além das referidas espécies autóctones, abundam as herbáceas (por ex., a scilla monophyllos, que está agora a florir), os líquenes e musgos. O acesso faz-se através da vereda íngreme e sinuosa que o constante passar das pessoas abriu, e que as crianças também usavam para ir à escola, em Cepos. À saída da povoação, a vereda passa ao lado de levadas e de um poço, sendo observáveis várias pequenas aves e uma miríade de plantas. No eucaliptal que se segue, será possível observar as “sortes” pequenas em que o terreno se encontra dividido, os marcos feitos de pedras ao alto que as “testemunhas” sustentam escondidas na terra, várias espécies de mato, vestígios de fungos de Inverno ou de animais que passaram …

Prevendo-se um número máximo de 15, as inscrições deverão ser feitas até ao dia 18 de Abril. Para evitar dificuldades com a inversão de marcha, os participantes deverão estacionar as viaturas antes de entrar na povoação. O ponto de encontro é o primeiro marco fontanário. Para além do habitual, ajudará se forem portadores de um bordão de apoio para a descida e subida. No blogue http://upfc-colmeal-gois.blogspot.com/ é possível encontrar referências à aldeia e pequenos artigos entre outros aspetos sobre a biodiversidade local.

Contactos: Lisete de Matos Tel: 235761374; 968418190; lisete.matos@sapo.pt

3 comentários:

António da Anunciação Duarte disse...

Excelente iniciativa ao nível nacional e também ao nível da Freguesia do Colmeal. Parabéns à Drª. Lisete Matos que penso ser a dinamizadora da actividade a realizar na aldeia do Açor, que nos parece de enorme interesse.

Partilhado no FaceBook da CM do Soito.

António Duarte

António Santos disse...

Muito interessante esta iniciativa e muito louvável a dedicação e também o entusiasmo que a Drª Lisete Matos sempre coloca nestas actividades.
Congratulo-a por mais esta acção e espero muito sinceramente que ela seja coroada de êxito.
Um exemplo a seguir.

Anónimo disse...

Obrigada. Sobre a participação, vamos ver. É Sábado de Páscoa, e as distâncias e acessos pouco persuasivos. De qualquer modo, cumpriu-se o objetivo de fazer o Colmeal integrar o Calendário desta iniciativa do “Biodiversity4all”, dizendo que existimos, e que nos interessamos pela problemática da biodiversidade, como por outras.

Pena que mais conterrâneos não tenham participado no projeto, fazendo observações e registando-as. O facto do “software” exigir a indicação/escolha da espécie da planta, ave, réptil, etc., constituiu para mim um constrangimento insuperável, apesar da pesquisa bibliográfica e das alterações sugeridas pela equipa. Penso mesmo que transformou o “para todos” (4all) em sobretudo para especialistas em biologia, botânica, zoologia, insetologia, ornitologia ... Ainda assim, a participação traduziu-se numa excelente oportunidade de aprendizagem e enriquecimento pessoal. Vejo hoje muito mais vida e beleza do que via antes. E compreendo melhor a fragilidade de muitas espécies, a vulnerabilidade dos ecosistemas e os conflitos de interesses que fazem perigar alguns, e com que eu própria me debato.

Os registos efetuados podem ser vistos em http://www.biodiversity4all.org/ (Explorar. Por Área: escrever Colmeal, escolher Colmeal 8753; por Utilizador: escrever lisete, escolher lisete ou Lisete Matos. Para ver a informação respeitante a uma determinada entrada, é preciso clicar no I azul que está no início da linha. Também podem ver-se apenas as fotografias, todas ou por Grupo, escolhendo “Fotografias” no lado esquerdo. As muitas observações não registadas aguardam que alguém me ajude a identificar a espécie. Voluntários?

Lisete de Matos

Açor, Colmeal, 6 de Abril de 2011.