07 abril 2011

Gastronomia: Sopa de peixe, camarão, chanfana, leitão, pastéis de Tentúgal e Queijo da Serra na final das “7 Maravilhas”

.
A sopa de peixe e o camarão da costa (Figueira da Foz), a chanfana (Miranda do Corvo, Lousã, Vila Nova de Poiares e Góis), o leitão (Mealhada), os pastéis de Tentúgal (Montemor-o-Velho) e o Queijo da Serra da Estrela (Oliveira do Hospital) estão entre os 70 pré-finalistas na eleição das “7 Maravilhas da Gastronomia”, segundo foi hoje (dia 07) anunciado.
Registe-se que o arroz de lampreia, candidatado por Montemor-o-Velho, foi preterido a favor do mesmo prato, mas da região de Entre Douro e Minho, assim como não foram apurados os doces propostos por Coimbra, os pastéis de Santa Clara e o manjar branco.
De entre as 433 nomeações, a região do país com mais eleitos na lista de pré-finalistas é o Alentejo, com 12 pratos. Segue-se a região de Lisboa e Setúbal com nove pré-finalistas e os Açores, Madeira, Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Litoral com oito pratos cada, respectivamente. Com seis candidatos eleitos encontra-se o Algarve e Entre Douro e Minho. A Beira Interior tem três pratos eleitos e a região da Estremadura e Ribatejo tem dois.
A próxima fase inicia-se ainda este mês, em que um painel de 21 personalidades notáveis elege a “short list” de 21 finalistas, a apresentar para votação pública a 07 de Maio de 2011.
A votação pública realiza-se por SMS, chamada telefónica, internet (http://www.7maravilhas.pt/) e facebook, e decorre até 07 de Setembro de 2011.
As “7 Maravilhas da Gastronomia” serão reveladas a 10 de Setembro, em Santarém, numa cerimónia a transmitir em direto pela RTP. A representatividade geográfica do país é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões.

in Jornal Campeão Online de 07 Abril 2011

Sem comentários: