13 abril 2011

COLMEAL - Caminhada

Caminhada “Na Rota dos Moinhos”

Mais uma vez a União Progressiva da Freguesia do Colmeal vai realizar no dia 14 de Maio a sua caminhada, que este ano decorrerá “Na Rota dos Moinhos”.

A nossa Junta de Freguesia já está sensibilizada e mostra-se disponível, como tem acontecido nos anos anteriores, para a indispensável e árdua tarefa da limpeza dos caminhos por onde se processará a passagem dos participantes.

Pelos trilhos antigos, alguns dos quais já muito desabituados da passagem humana, vamos passar pelo moinho da ponte, onde poderemos apreciar ainda as suas paredes resistindo aos anos e às duras intempéries e o seu belo telhado de loisa que é reposto sempre que os Invernos são mais rigorosos e o rio exagera no seu caudal.

A subida que se vai seguir até à simpática aldeia do Carvalhal já é conhecida de uma anterior caminhada. A Direcção da União e Progresso do Carvalhal que desde a primeira hora mostrou a sua disponibilidade para connosco colaborar nesta realização estará à espera dos participantes para uma “recuperação de energias” segundo uns ou um “retempero de forças” na versão de outros, mas que será bem aceite por todos.

Depois desceremos até ao local onde em tempos idos existiu um moinho na ribeira do Carvalhal. Pelo que julgamos saber apenas algumas pedras nos dão indicação da sua localização e recordam onde a mó rodava sem cessar a desfazer o milho e o centeio.

A caminhada prosseguirá até à Cortada, local espectacular onde a mão do homem abriu uma trincheira na rocha e desviou o curso do rio para aproveitar esses terrenos para a agricultura. Do velho moinho apenas restam algumas pedras que as cheias ainda não levaram e o roço feito por onde a água era levada para impulsionar o rodízio que fazia girar a mó no seu cantar de embalar.

A subida para a estrada antiga que liga o Sobral ao Colmeal não terá dificuldades de maior e a protecção das mimosas ajudará a amenizar a temperatura.

O Parque de Merendas das Seladas não estará já muito distante e a brisa que ao de leve se sentirá, fará com que o agradável odor dos grelhados nos vá abrindo o apetite.

Nenhum dos participantes terá que andar com o sarrão às costas ou à cabeça, para levar o grão ou trazer a farinha, como antigamente acontecia nesta rota dos moinhos.

Em vez disso aconselhamos roupa leve, calçado confortável, protecção para a cabeça, garrafa com água e uma máquina fotográfica para captar os melhores momentos e não desperdiçar as belas imagens com que se vai cruzar pelo caminho.

As inscrições, pelo valor simbólico de 9 euros, deverão ser feitas o mais cedo possível e de preferência até ao dia 10 de Maio junto dos nossos dirigentes no Colmeal – José Álvaro, “Bela”, Catarina Domingos (235761490), Manuel Martins dos Santos (235761395) ou Belmira (235761438). Ou em Lisboa, para Maria Lucília (218122331/914815132) ou António Santos (217153174/962372866), ou ainda para o nosso endereço electrónico upfcolmeal@netcabo.pt

Contamos consigo como habitualmente. Sabemos que sem a sua presença a nossa caminhada não terá o brilho que todos desejamos.

Esperamos por si no Largo, no Colmeal, para às 9 horas começarmos a caminhada.

E traga um cajado… porque ajuda muito.

Venha!... porque queremos caminhar consigo!

UPFC

Sem comentários: