01 abril 2011

Centro Paroquial

Finalmente abriu o Centro Paroquial.
As obras de reparação e adaptação, ao cuidado do Sr. Arménio Marques, terminaram. Da velha e carunchosa capela de S. Nicolau foi possível fazer uma sala de reuniões, instalações sanitárias, vestíbulo, bar, sala de arrecadações e ainda um terraço, cuja sombra, nas tardes de verão, é convidativa.
O Centro foi também dotado, por agora, com 40 cadeiras e cinco mesas de jogos. Bem sabemos que ainda não é tudo e mais alguma coisa se poderá fazer. Torna-se imperiosa a aquisição de mais algumas cadeiras. Não falta o espaço para as arrumar, mas alguma coisa falta…
No dia 19 de Junho, após uma reunião dos sacerdotes da Beira-Serra, levada a efeito aqui no Colmeal e presidida pelo Senhor Bispo Auxiliar de Coimbra, D. Alberto Cosme do Amaral, numeroso público se concentrou às portas do Centro, para a inauguração do mesmo, simples e informal, mas significativa pela presença do Senhor Bispo.
Feita a saudação pelo pároco da freguesia ao ilustre visitante e a todos os presentes, seguiu-se a distribuição de roupas novas às crianças da escola. Encarregou-se da tarefa a professora local, D. Maria Lurdes Primo Pereira da Silva. Por fim usou da palavra Sua Ex.ª Reverendíssima que se manifestou positivamente satisfeito pela realização desta obra, pequena no vulto, mas grande na finalidade. Terminou com um apelo aos colmealenses «não deixem agora que o Centro seja o que era: casa de teias de aranha, senão do vazio».
Aproveitemos pois, o melhor possível, esta casa que é de todos, sem descriminação de pessoas, para uma maior valorização intelectual, moral e familiar. …
in Boletim “O Colmeal”, Nº 105 de Julho de 1970
Arquivos da UPFC

A União Progressiva da Freguesia do Colmeal tem utilizado com certa regularidade as instalações do Centro Paroquial em diversos eventos e permanentemente com a Biblioteca da União e o EspaçoArte.
No passado mês de Agosto por ocasião das Festas de Verão e durante a realização do campeonato da sueca, os vários dirigentes presentes constataram o elevado grau de deterioração das janelas do piso superior e o perigo que o seu manuseamento representava.
Apresentado o assunto em reunião de Direcção onde a Delegação no Colmeal esteve presente, foi consensual a oferta de janelas novas e a sua colocação no referido piso. E em Dezembro, aquando da Festa de Natal, mais uma vez levada a cabo pela União, o Centro já apresentava um melhor aspecto e um interior mais acolhedor.
O Senhor Padre Carlos Cardoso ao agradecer este gesto da União Progressiva dizia na sua carta “Temos muito gosto que o Centro Paroquial, até pela situação em que se encontra, se tenha prestado ao longo do tempo para fins válidos e assim esperamos que continue sempre.”
Como dizia a notícia do extinto “O Colmeal” de há quase quarenta anos “esta casa é de todos” e portanto todos devemos cuidar dela.
A. Domingos Santos
Fotos de Francisco Silva

Sem comentários: