“Retalhos de uma vida e memórias de uma carreira” é o título de um livro que Arnaldo Almeida escreveu com o fim de atingir dois objectivos essenciais, como refere na Nota Prévia: cumprimento de um dever de realização e para registo de alguns factos reais da sua vida.
O primeiro capítulo é essencialmente pessoal e nele regista de uma forma simples, mas realista, algumas passagens da sua vida e da sua carreira profissional.
Natural do pequeno lugar do Saião, onde nasceu em 27 de Abril de 1934, ali permanece até aos 16 anos quando vem trabalhar para Lisboa. Frequentou a Escola Primária dos Linhares, da vizinha freguesia de Celavisa, por ser mais perto de sua casa e desde muito novo executava as mais diversas tarefas ligadas à agricultura e à pastorícia, o que era normal nos jovens daquele tempo.
Em Fevereiro de 1957 casou na Igreja Paroquial do Colmeal com Maria Helena Rosa, natural do Vale de Asna. Pouco tempo depois alista-se na Polícia de Segurança Pública, carreira que ainda começa por referir no primeiro capítulo mas que depois descreve com bastante pormenor nos três seguintes.
Nos dois últimos capítulos do livro, integra textos, escritos já depois da sua passagem à reforma, com total originalidade, assim como alguma poesia.
Como refere “o pensamento é livre e o conceito não é necessariamente uma regra, embora seja desejável, em muitos casos. É assim que penso e tenho muito respeito pelas ideias dos outros.”
“Um livro é um verdadeiro amigo, sempre ao dispor de quem o possui.
O autor tem muita honra em oferecer este exemplar à União Progressiva da Freguesia do Colmeal, por intermédio do Grupo dos Amigos do Sobral, Saião e Salgado.
Saudações Regionalistas
2008/11/25
Arnaldo Almeida”
A União Progressiva da Freguesia do Colmeal agradece penhorada esta gentileza do Senhor Subintendente Arnaldo Almeida e informa que o livro estará disponível muito em breve na Biblioteca da União, no Colmeal.
UPFC
Sem comentários:
Enviar um comentário