21 dezembro 2008

As nossas fontes

No sitio mais alto e mais lindo do concelho de Góis, mais propriamente na freguesia do Colmeal, surge uma aldeia de seu nome Aldeia Velha. Na zona antiga, depois das "Hortas" e fundo da povoação existe a Fonte Velha. É passagem obrigatória para cada visitante e mesmo para os naturais deste lugar. Considerado "cartão de visita", a fonte já foi alvo de alguns melhoramentos. O aspecto actual, mais moderno, contrasta bem com o que se podia ver há bastantes anos - uma bica saindo das fragas -.Mantendo um sabor inconfundível, a Fonte Velha em Aldeia Velha, mata a sede a quantos lá passam, seja inverno ou seja verão. Há poucos anos, depois dos festejos em honra de Nossa Senhora do Livramento, todos os populares que "abuzassem" no tintol iam-se "curar" a esta fonte, chamando a essa cura "o lavar das vasilhas". Pensa-se dentro em breve, intervir na fonte dando-lhe um aspecto mais serrano e tradicional.
.
Texto e fotos de Henrique Miguel Mendes

4 comentários:

Anónimo disse...

Aldeia Velha... Fonte Velha... ÁGUA VIVA !
E nas outras aldeias do Colmeal, também existem fontes?
Conheço uma no Soito e outra em Ádela, preservadas e com referências para quem passa ou visita as aldeias. Não haverá mais?

Magalhães Pinto
Senhora da Hora/Porto

Anónimo disse...

Tanto quanto sei, o Carvalhal tem uma fonte com água excelente, mas desconheço o seu estado de conservação / preservação.

A Malhada também tem a fonte da Louceira, à entrada da aldeia e que, à semelhança da do Soito, é um excelente exemplo de recuperação e inclui também um aprazível espaço de lazer, sendo por isso um sítio a visitar.

António Duarte - Soito

Anónimo disse...

E posso garantir-vos que a do Carvalhal tem uma água belíssima.
Quando foi da Caminhada "Na rota do carteiro" quase todos os participantes se deliciaram com a sua água.
Sei que muitas pessoas se deslocam de propósito a esta fonte do Carvalhal, mesmo tendo que fazer alguns quilómetros. Por alguma razão é.

Anónimo disse...

Também por lá passei quando da caminhada e pude comprovar que a água é boa... e fresquinha.
A nossa serra ainda vai conseguindo manter algumas fontes, apesar da desflorestação, o que é bom. Pena que algumas espécies arbóreas vão contribuindo para uma secura mais rápida que o desejável.