Recebeu-nos na sua casa fronteira ao rio Tejo onde passa agora a maior parte do tempo. Descansando, lendo e acompanhando as notícias do que vai acontecendo pelo mundo.
Passamos um pouco em revista anos e acontecimentos que já fazem parte de um passado cada vez mais distante. Os tempos difíceis que a Colectividade enfrentou sempre lutando pelo desenvolvimento que se pretendia para a freguesia. A solidariedade entre os sócios, muitos dos quais, distantes nas diferentes partes do mundo. As festas no salão nobre da Casa das Beiras. Os piqueniques nas antigas quintas de Carnide, às portas de Lisboa. A abertura da estrada serra abaixo para o Colmeal. A inauguração do Largo. As nossas idas às festas às outras aldeias. Os serões passados com os mais velhos e com os mais novos quando as famílias eram grandes.
Alguns nomes já se vão apagando dos caminhos da memória.
.
Com uma bonita serigrafia em fundo, de autoria da irmã Ilda Reis, Horácio Reis folheia um livro como que num acto simbólico e simples, como simples ele é e sempre foi, de doação à União de uma parte muito importante e significativa da sua biblioteca.
Sabendo da existência da Biblioteca da União no Colmeal fez questão de doar à Colectividade, livros de grande valor e conteúdo. Salientamos entre outros, as obras completas de Júlio Dinis e de Eça de Queiroz, uma História Universal em 4 volumes e um Atlas Histórico, uma enciclopédia em 12 volumes com mais de 2500 páginas e milhares de fotografias e gráficos, a História Ilustrada da Ciência em 10 volumes e duas obras primas de Miguel de Cervantes e Victor Hugo.
Tem consciência de que as novas tecnologias irão substituindo os livros mas... não há como folhear uma boa obra. E nas nossas aldeias nem todos têm acesso ao progresso informático.
O nosso agradecimento muito sincero ao Horácio Reis e esposa por esta doação à nossa Colectividade. Para nós são muito gratos gestos como este.
Estes livros estarão disponíveis na Biblioteca da União, para consulta e leitura, já a partir deste sábado.
A. Domingos Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário