No ano em que a União Progressiva da Freguesia do Colmeal fez o seu cinquentenário - 1981 - compareceram vinte e sete associados na Assembleia-Geral realizada em 28 de Março.
Dos eleitos nesse ano alguns ainda se encontram em actividade, o que é saudável para o Regionalismo.
Ao tempo, Manuel Pinto Caetano, Director do extinto Boletim mensal "O Colmeal" abria assim a primeira página de um número especial (175 - Julho/Agosto de 1981) todo ele dedicado aos cinquenta anos da União.
"Quando alguém faz anos costumamos dizer que está um ano mais velho. É curioso, falando da União Progressiva da Freguesia do Colmeal não me atrevo a dizer isso. Pelo contrário, olhando por exemplo os corpos gerentes desta associação que em Setembro faz cinquenta anos de existência não encontramos um friso de pessoas de idade avançada, como seria de esperar, mas sim muito sangue novo, muita juventude.
Infelizmente nem todos as associações regionalistas podem dizer o mesmo. Ao celebrar as bodas de ouro da U.P.F.C. não estamos a celebrar a vida duma associação de meia idade mas sim duma associação que renasce diariamente.
A Direcção da U.P.F.C. quis contudo assinalar condignamente a efeméride. Vários actos fazem parte das comemorações, em que predominam os actos sócio-culturais. Surge este número especial a pedido da direcção da União e para coordenador do mesmo a Direcção convida o associado Fernando Costa.
O Fernando contactou os colaboradores e surge este número.
Nele apresentamos primeiramente novas pistas para o regionalismo. Celebramos o passado dedicando a página central aos pioneiros e prestam-se algumas homenagens merecidas. Surgem depois temas com alguma variedade e recordando assuntos de actualizado interesse.
Aqui fica, leitor amigo, um trabalho que lhe dedicamos. Aqui fica uma simples homenagem à U.P.F.C. e nela a todo o movimento regionalista sério que procura acompanhar o evoluir do povo.
A todos aqueles que tornaram possível esta edição, o nosso muito obrigado: colaboradores, anunciantes, etc.
O Director
Manuel Pinto Caetano"
Em 2011 a União completará oitenta anos de existência. A primeira colectividade constituída na freguesia e uma das primeiras no concelho de Góis. Um percurso a continuar e um exemplo a seguir.
A. Domingos Santos
Arquivos da União
Sem comentários:
Enviar um comentário