"Mal sabia H. Rousseau, quando em 1986 expôs os seus primeiros trabalhos em Paris, que a pintura "naif", de que é considerado o verdadeiro precursor, havia de galgar fronteiras e estender-se a todos os países.
Portugal conta com um punhado de excelentes artistas que escolheram esta modalidade para expressar a sua criatividade marcada pelo "perfume da inocência, pela poesia, pela originalidade criadora, pessoal e inventiva".
Um dos temas preferidos destes pintores é a paisagem urbana, sobretudo de Lisboa, as suas praças e ruas, as casas e os monumentos, as festas populares e os mercados, os largos e jardins e o povo no seu viver quotidiano.
No ano em que Lisboa se assume como Capital da Cultura, esta exposição é uma homenagem singela à velha urbe portuguesa, cidade carregada de História, Tradição e Beleza."
in "Convite para inauguração da exposição"
Fernando Costa, foi um dos pintores participantes nesta exposição de "Lisboa vista pelos pintores "naif" portugueses", que esteve patente ao público de 3 a 22 de Fevereiro de 1994.
Encontrámos em "O Varzeense", nº 162, de Janeiro de 1986, um pequeno apontamento assinado por M. C. (Matos Cruz), referente a outras participações de Fernando Costa e que a seguir reproduzimos.
"Nosso amigo e colega de profissaão, natural do Colmeal, portanto serrano como nós, Fernando Costa dedicou-se à pintura, tendo já participado em vários salões de arte «naif».
Apreciámos as suas obras na exposição do Casino do Estoril, quando junto com mais três artistas - H. Mourato, Álvaro de Carneiro e Pais Garcia - participaram na exposição a favor dos artistas de Moçambique.
Há poucos meses, novamente apreciámos sete quadros seus, no mesmo local, na exposição de pintura «naif».
Seus títulos: Inverno na Serra, Campinos e Toiros, Moinhos de Odemira, Paisagem do Vale do Ceira, Naturalistas e Pescadores, Piódão - Presépio de Arganil e Recolha de Uvas.
Da simplicidade expressiva destas pinturas fica-nos a sobressair a de Piódão - Presépio de Arganil, tão trabalhada que parece fotografia colorida.
Participou ainda Fernando Costa na I Exposição «Naif» de Coimbra, tendo sido bastante apreciados os seus trabalhos.
Dedica-se também ao jornalismo regionalista há longos anos, mantendo colunas nos jornais locais com razoável número de dedicados e atentos leitores.
Parabéns a Fernando Costa, pintor, jornalista e colunista de mérito, e pode crer que «O Varzeense» fica a torcer por novos êxitos."
No próximo dia 31 de Janeiro de 2009, na Casa Concelhia, poderá apreciar alguns dos seus quadros, cedidos gentilmente pela sua família para uma exposição no "Dia da Freguesia do Colmeal", integrado nas comemorações dos "80 Anos do Regionalismo no Concelho de Góis".
A. Domingos Santos
2 comentários:
Felicitações para todos vós e pela vertente cultural que têm vindo a imprimir nas vossas actividades.
Felicitações aos artistas.
Enviar um comentário