09 abril 2013

MARVÃO espera-nos


A União Progressiva tem programado a sua “Escapadinha Alentejana” para o fim-de-semana de 20 e 21 deste mês de Abril e Marvão está no caminho.







Ao longe começa a avistar-se o seu majestoso castelo, implantado no topo da serra de São Mamede, em pleno Parque Natural.
Dentro do seu perímetro muralhado encontra-se o aglomerado de casas do povoado medieval, antigo de muitos séculos, onde ao percorrer as ruelas estreitas de calçada velhíssima se podem apreciar belas janelas manuelinas, o Largo do Pelourinho e a Torre do Relógio.
A Igreja de Santa Maria encontra-se no largo fronteiro ao castelo, um dos mais belos de Portugal, onde se destacam o fosso de dez arcos e a Torre de Menagem.
Deste fantástico miradouro que é o castelo, em dias limpos fica-se com a sensação de conseguir ver para mais além do que a vista alcança.
Conquistada aos Mouros em 1166, Marvão recebeu foral de D. Sancho II sessenta anos mais tarde.

Os Colmealenses vão descobrir e adorar Marvão.

Fotos da Internet

2 comentários:

Anónimo disse...

Marvão é mesmo muito linda. O castelo encarrapitado em cima daqueles penedos permite-nos ter uma vista, como se costuma dizer, a perder de vista.
As ruas estreitinhas são amorosas. As casas brancas aconchegadas umas às outras, as janelas, os ferros forjados, os pequenos recantos que nos encantam. A Igreja ou o que resta dela, a cisterna, enfim, tudo merece ser apreciado com um olhar atento.
Marvão está agora nos telejornais por causa dos abatimentos que se verificaram no campo. Tenham cuidado porque por lá há muitas grutas com belas estalactites e estalagmites.
É um excelente passeio o que vocês vão fazer. Vão adorar com toda a certeza. Fico à espera para ver as vossas fotografias.

Anita V. disse...

Estive no Marvão já alguns anos, vai ser bom regressar, é daqueles locais que ficam na memória para sempre.
Parabens aos organizadores pela escolha dos locais a visitar. Vai ser uma viagem linda.
Até dia 20