04 abril 2013

Alqueva e Monsaraz esperam os Colmealenses


Visitar a vila medieval de Monsaraz é o mesmo que fazer uma viagem no tempo, pois ao longo dos séculos conseguiu manter e preservar as suas características. É um local único onde nos cruzamos com a paz e a tranquilidade que os tempos modernos já nos fazem esquecer. Quando percorremos as suas ruas estreitas, apertadas, como se de um corredor se tratasse, ficamos impressionados com a alvura irrepreensível das suas casas brancas impecavelmente caiadas e perdemo-nos a contemplar os pormenores que cada uma nos apresenta.





Não podemos ficar indiferentes ao Castelo e à Torre de Menagem que resistem imponentes desde os tempos medievais. A Igreja Matriz, o pelourinho e o edifício da Câmara sobressaem no conjunto do casario e merecem a nossa melhor atenção.







Monsaraz foi conquistada por D. Afonso Henriques aos mouros no ano de 1167, mas há indícios de anteriores povoamentos desde a pré-história. Mais de um século depois, em 1276, D. Afonso III concede-lhe o foral e fixa os limites do concelho.








A paisagem que podemos apreciar lá do alto é simplesmente deslumbrante com o imenso espelho de água agora formado pela barragem do Alqueva, construída com o objectivo principal de proporcionar o regadio a toda a zona alentejana e produção de energia eléctrica. Situada no rio Guadiana é o maior lago artificial da Europa com 250 km2 e nos dias de hoje tornou-se um destino turístico de excelência.

Não se atrase. É já nos dias 20 e 21 deste mês.
Venha connosco. Porque connosco vale sempre a pena!

UPFC

1 comentário:

Anónimo disse...

Passeio bem pensado pois vão ver um Alentejo lindo nesta altura do ano. Monsaraz é, como vocês referem, uma vila medieval que parece ter parado tempo. É notável a sua preservação e a sua limpeza.
Depois de toda a chuva que tem caído o vosso cruzeiro vai ser de sonho naquele lago maravilhoso.
Depois contem-nos como foi. E não abusem muito da gastronomia alentejana porque ela é mesmo muito boa. E venham de lá a cantar com sotaque!