02 abril 2013

Os Comandos vão passar por aqui





No dia 25 de Maio próximo os Comandos vão passar por aqui. Depois da visita ao Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, o Castelo da Lousã, também conhecido como Castelo de Arunce vai receber o grupo de Comandos que a União Progressiva da Freguesia do Colmeal vai trazer à região. Este castelo pertence a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra, na segunda metade do século XI. Nos primeiros tempos da monarquia, a localidade desempenhou um papel importante, a que não foi alheia a sua condição de vila de fronteira. Em 1124, uma incursão islâmica tomou o castelo e, de novo na posse do Condado Portucalense, foi agraciada com foral em 1151, por D. Afonso Henriques.

De acordo com uma lenda antiga, na época da ocupação muçulmana o castelo teria sido erguido pelo emir (chefe árabe) Arunce, para a protecção de sua filha Peralta e dos seus tesouros após derrotado e expulso de Conimbriga.





Neste restaurante com vista privilegiada para o castelo e para as ermidas vamos ter o nosso primeiro contacto com a gastronomia beirã durante o fim-de-semana. Não vamos desvendar a ementa mas podemos garantir que todo o grupo irá ficar com gratas recordações deste almoço.
















A Serra da Lousã encerra autênticos tesouros paisagísticos e monumentais, e no cimo de escarpas altivas encontramos as Ermidas da Nossa Senhora da Piedade, três capelas simples e rústicas, antigos ermitões em que na escadaria de xisto que lhes dá acesso se encontra uma inscrição de 1624.
A primeira das capelas, a de São João Baptista, já existia no século XV.
Este conjunto está rodeado de miradouros, quedas de água e de uma aprazível piscina natural, muito procurada nos meses de Verão.

Fotos de A. Domingos Santos 


Sem comentários: