27 abril 2013

Caminhada “Na Rota dos Casais” – alteração de horário


Quando no passado dia 24 aqui colocámos uma nota sobre a nossa caminhada que se vai realizar no sábado, dia 4 de Maio, esquecemo-nos de referir uma pequena alteração ao horário previsto inicialmente. Só hoje nos demos conta dessa falha, de que nos penitenciamos.

Após o reconhecimento efectuado ao percurso ressaltou a necessidade de se acautelar o andamento e o esforço que será despendido, particularmente na subida para o Loural, o que recomendará que a partida do Colmeal seja antecipada para as 8 horas. Estamos, no entanto, em condições de garantir o transporte até à povoação do Soito, daqueles participantes que, por qualquer motivo, não se encontrem no Largo à hora da partida.

Certamente teremos a vossa compreensão para esta alteração, que visa, sobretudo, melhorar as condições de participação.

Esperamos por vós no próximo sábado. Até lá!

UPFC  

1 comentário:

Soito aldeia preservada disse...

Este percurso, em boa hora escolhido pela UPFC, inclui, uma passagem pela aldeia do Soito, onde para além do “café da avó” que por certo reconfortará os caminhantes após a primeira etapa da caminhada, os mesmos poderão visitar o Espaço Museológico da aldeia, a capela de São Pedro, a Fonte Velha, para além de uma recomendada visita a toda a aldeia, reconstruída maioritariamente em xisto, com sinalética, proteções em madeira e espaços de jardim e percorrida por uma levada, onde a água corre de forma contínua, dando à aldeia caraterísticas únicas na zona.
Seguidamente e já em direção ao percurso entre o Soito e o Loural, os participantes poderão apreciar o tanque / piscina da aldeia, bem como o lavadouro público em fase de recuperação.
Este percurso, que entre o Soito e o sítio do “Moinho Velho”, coincide com a antiga levada de água (atualmente entubada) e a partir daí segue em direção às fazendas dos “Portos Palheiros”, outrora cultivadas por gentes do Soito e atualmente abandonadas, as quais confrontam com as terras da aldeia do Loural, que atualmente integra um interessante projeto turístico, designado de Loural Village, propriedade do nosso amigo Francisco Nunes e da Tiana, que todos nós esperamos que venha a ser um sucesso para a nossa Freguesia e para a nossa zona.

Este percurso, com posterior ligação aos casais dos Coiços e Porto Chão e a Aldeia Velha, que na zona do Loural integravam o mais importante souto de castanheiros da nossa freguesia, era também utilizada por gentes das referidas localidades, quer em direção aos moinhos do Rio Ceira, existentes nas proximidades do Soito (Cabeceiro e Boiço), uma vez que durante o Verão os moinhos das ribeiras locais não tinham água suficiente para funcionar.

É ainda de referir que, sobretudo Aldeia Velha, juntamente com os seus casais, sendo rica em castanha, não dispõe, pela sua altitude e consequentes condições climatéricas, de condições para produzir azeitonas / azeite, pelo que muitos os seus habitantes, no passado, adquiriram terrenos de olival no Soito, mas também na Malhada, a fim de terem a sua própria produção do “precioso óleo”, pelo que este caminho era também utilizado para esse fim.

Enfim, trata-se de um percurso deslumbrante, com imensos cursos de água e uma vegetação deslumbrante e variada que irá surpreender os caminhantes.

Muito obrigado à UPFC por esta iniciativa.

António Duarte.