“Pelos trilhos do vento e da solidão”
Vai ser já no próximo sábado, dia 16 de Maio, que a União Progressiva da Freguesia do Colmeal vai realizar a sua caminhada “Pelos trilhos do vento e da solidão”.
Como já foi informado o percurso terá cerca de 15 kms. O início está previsto para as 9 horas em Aldeia Velha, sendo que o transporte dos participantes está garantido desde o Colmeal.
Para aqueles que se sentirem melhor preparados fisicamente e não desejarem utilizar o transporte, poderão começar o percurso no Largo D. Josefa às 8 horas, seguindo pelo Rossaio e Poesia até Aldeia Velha onde se juntarão aos restantes. Seguir-se-á a subida até à Selada da Eireira de onde se poderá contemplar uma paisagem espectacular. Depois, será a continuação até ao cruzamento com a estrada de Fajão, recentemente beneficiada. Após a entrada na Malhada e depois de uma pequena pausa, seguiremos pela Foz da Cova em direcção ao Soito. O troço final levar-nos-á até ao Parque de Merendas nas Seladas, no Colmeal.
Dar a conhecer caminhos antigos aos que nos visitam e recordá-los aos que os conhecem e os calcorrearam noutros tempos, é o propósito da União Progressiva ao programar este tipo de actividades. Outros caminhos mais recentes como os que ligam as eólicas, face à sua localização, permitirão aos nossos olhos abarcar recantos e extraordinárias paisagens que a nossa freguesia tem para mostrar aos participantes.
Vamos poder contar com a colaboração logística e entusiástica da Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais, Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais e Comissão de Melhoramentos do Soito. Os participantes vão aperceber-se de como as gentes da serra sabem receber e acarinhar os seus convidados. Também a Junta de Freguesia do Colmeal e Câmara Municipal de Góis mostraram desde o primeiro momento toda a disponibilidade para colaborar nesta nossa iniciativa.
Estamos certos que este convívio servirá para fortalecer os laços e as relações existentes entre as colectividades congéneres e as entidades locais e concelhias.
A caminhada terminará, como de costume, com um almoço de convívio no aprazível Parque de Merendas nas Seladas para os participantes e para todos os que queiram confraternizar e passar momentos agradáveis.
Os nossos artesãos e produtores irão estar presentes com os seus produtos regionais.
Se o tempo não quiser colaborar connosco teremos que optar por uma alternativa, que poderá muito bem ser, a antiga escola primária.
Recordamos algumas das recomendações já feitas para que se sinta à vontade durante a caminhada – roupas leves e confortáveis e uma cobertura para a cabeça.
O calçado, sendo a peça mais importante, se possível deverá ser maleável, leve, resistente, confortável e com boa aderência em todos os pisos.
Não esquecer levar uma garrafa com água e uma máquina fotográfica. Uns binóculos, pela imensidão de paisagem que estará ao nosso dispor, não serão demais.
A inscrição poderá ser feita junto de qualquer elemento da União no Colmeal – José Álvaro, Bela e Catarina (235 761 490), Belmira Fontes (235 761 438) ou Manuel Martins dos Santos (235 761 395). Poderá igualmente utilizar o nosso endereço upfcolmeal@netcabo.pt ou os telefones 96 2372866 (António Santos) ou 93 8663279 (Artur da Fonte).
O valor de inscrição – cinco euros – é apenas simbólico e inclui o almoço de convívio.
Venha connosco. Não esqueça a máquina e a boa disposição. Mas venha!
UPFC
5 comentários:
Vai ser bom voltar a estar com a rapaziada do Colmeal e das outras aldeias.
E que o São Pedro esteja pelos ajustes.
Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer. Ditado que eu aprendi com os mais antigos e que parece funcionar.
E fazer uma caminhada nesses trilhos do vento, combatendo a solidão (porque não irei estar só), olhar à minha volta e contemplar as serranias pintalgadas de casas, respirar o ar puro, ouvir o silvo das eólicas, uma energia renovável limpa e com futuro (e que origina algumas polémicas também)vai ser bom, vou sentir-me mais jovem ou pelo menos mais novo.
Ideias como estas são louváveis e a vossa colectividade está de parabéns pela iniciatica. E também as outras comissões que aderiram.
Deixo uma sugestão...participem na caminhada, porque vai valer a pena, não só pelo convívio, mas pelas belas paisagens, que nos encantam.
São Pedro, tens sido amigo nas outras realizações da União. Sê amigo agora também. Já sabes que com chuva ou nevoeiro nada será como previsto. E as máquinas fotográficas não podem apanhar chuva.
Meus amigos, eu estive lá. Gostei.
Foram todos muito simpáticos.
Foi pena o nevoeiro não nos permitir ver mais além. Mas ficou o interesse de voltar lá num dia limpo. Até lá fico ansiosa por ver o que irão publicar sobre a caminhada e o convívio.
Cinco estrelas!!!
Parabéns a todos.
Enviar um comentário