08 fevereiro 2010

Casas antigas

Casas feitas em pedra e cobertas de loisa, que já tiveram vida, movimento e calor. Agora sem sorrisos e traquinices de crianças. E sem os mais velhos, que entretanto já partiram. Em Ádela. Testemunhos de um passado recente. Fotos de A. Domingos Santos

2 comentários:

Filho da terra disse...

Adoro ver estas casas de pedra à vista. Tento imaginar a vida dentro delas e a vida de sacrifício que passavam os que nelas viviam. O cântaro com a água, a candeia a tremelicar na sua luz, o tabique forrado a jornais, os animais no andar térreo, o lume a crepitar no chão de pedra, a ferrada a ser preparada, o levantar antes do cantar do galo, a corda e a roçadoira para ir ao mato e sobretudo imagino as pessoas simples mas boas que lá moraram.
Estas casas ou o que delas resta inspiram-me muito respeito.

Anónimo disse...

Em local idêntico, sou uma dessas crianças que ainda na memória tem as traquinices que a despreocupação da infância permite fazer, na liberdade do desconhecido do que o futuro trará.Futuro que já é passado. passado que voltará a ser futuro. Marcado nas pedra, nas àrvores, nas rochas, no rio. Toda a paisagem que a memória compõe e que a realidade distorce.