Felisbela Fontes teve a gentileza de oferecer à União Progressiva da Freguesia do Colmeal, para a sua Biblioteca, dois exemplares autografados da sua obra "Beira-Serra Meu Portugal Escondido".
Segundo a autora, que nasceu e viveu em Ádela até aos vinte anos, trata-se de um trabalho simples concebido através da sua própria experiência, tendo muitas das vezes recorrido ao conhecimento de pessoas mais velhas.
Dedica este livro à sua filha "para que ela não se esqueça das suas origens". Mas dedica-o também "à memória dos meus antepassados, a todos os beirões e a todos os que da minha terra já partiram para o outro lado da vida."
De leitura fácil, rapidamente ultrapassamos os seis capítulos. Outeiro do Povoal, a mudança para a de lá, histórias, jogos e brincadeiras de infância, as festas, a raspadinha, o vira e tantas outras modas...
Minas e algares, lendas mouriscas e muitos provérbios populares prendem a nossa atenção, bem como as "mezinhas" que vêm passando de geração em geração e que são a cura para todos os males.
A dieta alimentar em que "no meio de toda a pobreza há sempre a habilidade e a imaginação de quem cozinha, para com a mesma coisa poder variar", os trabalhos no campo, as debulhas, a cozedura da broa e a apanha da azeitona, são outros interessantes aspectos da sua vivência que Felisbela nos apresenta.
No capítulo IV recorda "como a vida era dura e tudo o que tinha préstimo se aproveitava, aqui não se fugia à regra. O que não servia para linho dava estopa..."
Depois, também uma referência aos bodos, festas, feiras e romarias.
As colectividades regionalistas não são esquecidas e faz uma alusão muito especial à "sua" Comissão de Melhoramentos de Ádela, "a esperança que apareceu na angústia do sofrimento e o Sol que derreteu o gelo de tantos Invernos acumulado."
Um livro a não perder, que pode requisitar na Biblioteca da União.
A. Domingos Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário