Como recordámos recentemente, em 2006 com a Kompanhia-das-águas, abalançámo-nos a fazer a descida do rio Ceira, numa primeira experiência em canoagem.
Muitos foram os entusiastas da modalidade que nos visitaram e vieram à descoberta do Colmeal.
Houve movimento anormal de viaturas durante a noite e a madrugada com a chegada dos canoístas. O salão da Junta de Freguesia e a casa do Mário, à Eira, transformados em "dormitórios", recolhiam o pessoal à medida que iam chegando.
Entusiasmo era coisa que não faltava. O Colmeal acordou nessa manhã "mais bem disposto e alegre".
Em 2007 nova descida e muito mais interessados. Do Vale Pardieiro até à Cabreira, o colorido das canoas e dos fatos dava uma pincelada na paisagem que se abria para os deixar passar e reflectia-se nas águas serenas e calmas. O retempero de forças no final deu para selar mais o espírito que se vive entre os praticantes da modalidade e proporcionou momentos interessantes de convívio com os residentes.
Foi pena que a chuva e a consequente e indispensável quantidade de água no rio não permitissem fazer nova descida em 2008. A chuva apareceu "fora de época" e não colaborou connosco. Trocou-nos as voltas...
Para dia 21, sábado, e já falta tão pouco, parecem estar reunidas as condições para se fazer uma espectacular descida desde a Ponte do Colmeal até à Cabreira. Percurso curto e muito bonito, a ser iniciado cerca das 11 horas, porque há que ter em atenção que alguns dos canoístas vêm de localidades afastadas.
No final da descida e com a colaboração habitual da nossa Delegação no Colmeal haverá uma torresmada, prato típico da região, para que os canoístas possam recuperar do esforço despendido.
O Mário Martins (93 3281944), o Carlos Dias (96 7849386 - 93 8311689 - 91 8195885) e a Kompanhia-das-águas estão disponíveis para receber as inscrições (10 euros/pessoa incluindo seguro) e prestarem os esclarecimentos necessários. Poderão também utilizar o nosso endereço upfcolmeal@netcabo.pt para a inscrição.
Não se esqueçam de ir preparando o material para que no dia 21, no Colmeal, não falte nada. Do resto tratamos nós.
Como sei que vocês vão passar por aqui, já cá estou à vossa espera.
O rio espera por vós!
E os Colmealenses também!
A. Domingos Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário