27 março 2008

Josefina de Almeida



“Josefina de Almeida nasceu em Açor, freguesia do Colmeal, concelho de Góis.
Partiu jovem para Lisboa, onde, entre outras coisas, exerceu actividade profissional na indústria dos transportes. É casada, tem dois filhos e cinco netos.

Em simultâneo com as responsabilidades familiares e profissionais, querendo ir mais além, Josefina de Almeida persistiu na criação das suas próprias oportunidades de aprendizagem e formação, frequentando cursos, lendo e acompanhando reflexivamente programas culturais e informativos do seu interesse.

Tendo começado muito cedo a escrever poesia, dedicou-se posteriormente à arte do bordado matiz sobre linho, delicadamente escolhendo as cores e endireitando as linhas, enfiando e desafiando a agulha do caminho, ponto por ponto, enchendo e colorindo a brancura vazia do linho, procurando encher a vida…

São obras deslumbrantes de criatividade e beleza, ora delicada e suave, ora alegre e garrida. Como a pintura da autora, modo de expressão que sempre a seduziu, mas a que só mais recentemente se dedicou. Com o mérito, o empenho, a competência e o sentido de partilha que a caracterizam enquanto pessoa e cidadã.

Josefina de Almeida expõe desde 2004, presenteando-nos com espectáculos de beleza e sentidos sentidos que vale a pena ver, por razões estéticas, mas também porque reflectem a mulher e a cidadã.”

Lisete de Matos. Março de 2008






No curto período que medeia desde a sua primeira presença, já participou individual e colectivamente em exposições em Arganil – Casa Municipal da Cultura (2004 e 2006), em Góis – Posto de Turismo (2004), Soito (Colmeal – 2005), Lisboa (Delyart – 2007), Lousã – Biblioteca Municipal (2006) e INATEL (Lisboa – 2007).
Com a sua obra seleccionada na GÓISARTE (2007) participa no mesmo ano na colectiva de Oroso (Galiza). Desde Agosto de 2004 que mantém uma exposição permanente de bordado matiz no Hotel de Arganil (Arganil).
Participou em várias Antologias de Poesia Contemporânea, das Edições Orpheu, entre 1988 e 1991.

A União Progressiva da Freguesia do Colmeal muito se orgulha e agradece o poder ter contado com a sua participação na Mostra/Venda de artesanato e produtos locais realizada no passado dia 22 de Março de 2008, no Colmeal (concelho de Góis).
Será para todos nós uma grande honra poder voltar a apreciar a beleza das suas obras numa próxima oportunidade. Levar arte ao Colmeal e aos Colmealenses é um dos nossos propósitos.

O nosso obrigado muito sincero, também para sua irmã Lisete de Matos, que idealizou e produziu o destacável que acompanhava os seus quadros e nos serviu de base para este apontamento.

UPFC

1 comentário:

Anónimo disse...

Agradeço o destaque. Enquanto irmã da artista e cidadã defensora do estímulo e do reconhecimento social como contributos para a autoconfiança e, consequentemente, para a melhoria do desempenho, qualquer que seja a área em questão. Sobretudo quando as pessoas fazem o caminho caminhando sós com a sua determinação de realização pessoal, de ir mais além, de progredir e aprender sempre, de expressão estética. Colocando sempre os outros em primeiro lugar, exercendo a dádiva e a solidariedade social.

Lisete de Matos