"Interveio o senhor Henrique Brás Mendes, congratulando-se com os documentos apresentados (Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano financeiro de 2008), contudo considera que a sua freguesia está em último plano em relação às prioridades da Câmara.
Relembrou a importância da colaboração dos Presidentes de Junta, na elaboração destes documentos previsionais, porque estando mais perto das pessoas conhecem melhor as suas necessidades.
Terminou a sua intervenção advertindo para a necessidade de repavimentação de uma calçada existente na povoação do Colmeal, porque o seu piso escorregadio põe em risco a segurança das pessoas."
in Acta n.º 6/2007 - Sessão Ordinária da Assembleia Municipal realizada no dia 19 de Dezembro de 2007 - "O Varzeense", 15 de Março de 2008.
Saudamos o senhor Presidente da Junta de Freguesia do Colmeal pela sua intervenção na Assembleia Municipal de Góis.
A freguesia do Colmeal continua a ser considerada uma freguesia menor, sem interesse e esquecida pelo município de Góis, a que pertence.
Os anos passam, as Grandes Opções sucedem-se e o Colmeal nunca é contemplado. E porquê? Porque não há ideias, porque não há soluções, porque não se sabe o que se há-de fazer. Ninguém ouve os Colmealenses ou os seus legítimos representantes. O autismo sucede-se ano após ano.
Promessas? Sim, algumas, mas só de quatro em quatro anos. Tal como os anos bissextos.
Os Colmealenses devem ser mais participativos e interventivos. No próximo dia 27 de Abril (domingo), será realizada a Assembleia de Freguesia no Colmeal, numa acção de descentralização que se pretende levar às várias aldeias e que em Setembro do ano passado foi iniciada no Sobral. A população deve participar nos debates que no geral respeitam à freguesia e que naturalmente interessam a cada um em particular.
Venha saber, por exemplo, porque é que a situação desta calçada no Colmeal (focada pelo senhor Presidente da Junta) não está resolvida, apesar de já ter sido referenciada por várias vezes. Ou porque é que em Agosto falta sempre a água. Ou até mesmo aquele assunto que apresentou em tempo e de que ainda não teve resposta.
Venha saber quais as propostas que a sua Junta apresentou no Município e que não tiveram sequência. Todas aquelas perguntas que lhe povoam o pensamento poderão eventualmente ter resposta nesta Assembleia de Freguesia.
No período destinado à intervenção do público, coloque as suas questões. Nós também lá estaremos. Também temos perguntas a fazer e ali será o lugar certo. A intervenção e participação de cada um de nós não se esgota nem se limita ao voto que colocamos na urna. Temos que fazer mais alguma coisa. Participar!
A. Domingos Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário