17 março 2013

Rejuvenescimento na nova Direcção da União



A Assembleia-Geral da União Progressiva da Freguesia do Colmeal realizou-se no passado dia 9 de Março conforme convocação enviada aos sócios.


Fernando Pinto Caetano na sua qualidade de presidente da Mesa iniciou os trabalhos, procedeu à leitura da acta da assembleia anterior, que, posta à consideração e votação dos associados, foi aprovada por unanimidade.


Dada a palavra ao presidente da Direcção, este leu o Relatório e Contas do mandato, onde estavam enumeradas todas as actividades levadas a cabo e que resumidamente aqui se abordam: a Reforma da Administração Local que marcou fortemente este período obrigando a um grande envolvimento na defesa justa da manutenção da freguesia; a canoagem, as caminhadas, excursões, festas de Verão, almoços comemorativos dos aniversários da União, magustos e festas de Natal foram as realizações que preencheram o calendário nestes dois anos.
A criação de uma Comissão de Juventude e o trabalho desenvolvido foi merecedor de justa apreciação.
A oferta de uma biblioteca particular veio aumentar e melhorar o acervo da Biblioteca que a União tem à disposição dos Colmealenses.
A construção de uma arrecadação possibilitou a reunião num só local de todo o material da colectividade.
A comunicação com os associados foi sempre uma constante, através de circulares, notícias na imprensa regional e pela Internet.
Verificou-se uma melhoria de 7% na quotização, não só pela entrada de novos sócios mas também por iniciativa dos que actualizaram a sua quota.
De registar um aumento de quase 59% no valor do património e de 10% nas disponibilidades.

No final do Relatório, a Direcção propôs votos de agradecimento a vários sócios, entidades locais e concelhias, comunicação social regional e às colectividades da freguesia, que foram aprovados por unanimidade e que por sugestão do presidente da Mesa, também o foram por aclamação.
Dando cumprimento ao voto de pesar pelos sócios falecidos, quinze durante o mandato, foi guardado um minuto de silêncio.


A Comissão de Juventude apresentou o Relatório das suas actividades onde destacou o envolvimento nas Festas de Verão com especial enfoque para as actuações musicais e a passagem de modelos, o espectáculo com as Tunas e a participação num debate sobre os motivos que afastam a juventude no regionalismo, ambos na casa concelhia.


O presidente do Conselho Fiscal leu o respectivo Parecer.

A única lista presente a sufrágio foi votada sem abstenções e permitiu rejuvenescer a Direcção com a entrada de novos elementos.

Os novos corpos gerentes para o biénio 2013/2014 são os seguintes:

Mesa da Assembleia-Geral: Presidente - Fernando Pinto Caetano; Vice-Presidente -     António Santos Almeida; 1º Secretário - Ana Sofia Ramos Teixeira; 2º Secretário - Maria Paula Gaspar de Almeida Ramos.

Direcção: Presidente - António Domingos Santos; Vice-Presidente - Maria Lucília Domingos Pinto C. Silva; 1º Secretário - Jorge Miguel Domingos da Fonte; 2º Secretário - Diana de Almeida Ramos; Tesoureiro - Artur Domingos da Fonte; 1º Vogal -      Anabela Cerejeira Almeida Domingos; 2º Vogal       - Joaquim Luís Pinto; Vogal Suplente - Francisco José Carreira da Silva.

Conselho Fiscal: Presidente - António Manuel H. Mendes Domingos; Relator - José Manuel Costa Ramos; Vogal - Álvaro de Jesus Martins.

Delegação no Colmeal: Presidente - José Álvaro Almeida Domingos; Secretário -          Catarina Alexandra C. A. Domingos; Tesoureiro - Manuel Martins dos Santos; Vogal - Belmira Fontes de Almeida.

Comissão de Juventude: Gonçalo Gil Costa da Fonseca, André Alexandre Vilhena Santana, Catarina Alexandra Martins Mendes, Daniel Costa Caetano, Diana de Almeida Ramos, Diogo Alexandre Vilhena Santana, Francisco Pinto Ribeiro Brás de Almeida, Gonçalo Duarte Martins, Inês Duarte Martins, Jorge Miguel Domingos da Fonte, Mariana Brás da Costa e Silva, Simão Rui Farinha Ferreira, Tiago José Cerejeira Domingos e Vanessa Filipa Ferreira Vicente.

Jorge Miguel Domingos da Fonte e Diana de Almeida Ramos assumem os cargos de secretariado na Direcção mantendo no entanto as suas funções na Comissão de Juventude.

No plano de actividades apresentado a nova Direcção não assumirá a realização das Festas de Verão no Colmeal, mantendo no entanto as provas desportivas e o piquenique nas Seladas. Em tudo o mais o planeamento de realizações é idêntico ao de anos anteriores.


A Comissão de Juventude da União apresentou igualmente o seu plano de actividades para o mandato, de onde destacamos a organização de um torneio triangular de futebol no Colmeal, a reedição de um convívio com as Tunas e a promoção de contactos com outras associações e comissões de jovens para a realização de acções conjuntas nas aldeias e em Lisboa.

Os novos corpos gerentes tomaram posse no final da Assembleia-Geral.

U. P. F. C.


1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns e obrigada pela disponibilidade. Votos da continuidade do excelente trabalho que a UPFC tem vindo a desenvolver. Mais do que nunca, agora que nos privaram da freguesia que éramos há quatro séculos e meio, precisamos dele para nos mantermos unidos e coesos, na defesa da comunidade que somos e dos nossos interesses, sem prejuízo, naturalmente, dos justos interesses do todos.

Lisete de Matos
Açor, Colmeal