O que nos preparávamos para escrever neste dia 2 de Novembro era sobre o sucesso de mais uma iniciativa da União – Magusto e Mostra/Venda de artesanato e produtos locais (previsível face a eventos anteriores) e não nos tinha ocorrido escrever sobre um outro qualquer assunto e muito menos sobre este.
Temos a certeza que durante o dia de hoje, todos aqueles que tinham feito a sua inscrição (cerca de duas centenas) e ansiado alegremente por esta oportunidade de convívio, em que muitos esperaram um ano para voltar àquele Colmeal e àquela região que tinham descoberto e conhecido um ano antes, se lembraram dos fortes motivos que levaram ao cancelamento do evento.
Nada fazia prever a rapidez com que tudo se desenrolou. A notícia correu célere e mais uma vez se confirmou que a passagem por esta vida termina por vezes demasiado cedo.
Um mês antes em Fazendas de Almeirim, quando do almoço comemorativo dos 77 anos da União, Manuel Brás de Almeida esteve connosco.
Sempre fez questão de estar presente nas nossas realizações e nesse dia, apesar da doença que o atormentava, não se quis ficar pelo Colmeal.
Vinte anos antes, em 1988, integra pela primeira vez a Delegação da União Progressiva no Colmeal, como Tesoureiro. Com ele trabalharam Francisco Luís, Eduardo dos Santos Ferreira e Manuel de Almeida Neves, homens que deixaram o seu nome gravado nas páginas da Colectividade.
Manteve-se no cargo até 26 de Março de 1994, data em que passou a Secretário e onde ficou até 4 de Outubro de 1997.
Manuel Brás de Almeida, que um dia desceu do Loural e se fixou no Colmeal, estava sempre disponível para colaborar e participar nas realizações da União. Quem não se lembra do seu entusiasmo quando da canoagem em 2006 ou depois na de 2007?
A disponibilidade para ceder a garagem no caso de o tempo não permitir o convívio no Parque de Merendas nas Seladas foi o seu último gesto de simpatia e de colaboração para com a União Progressiva da Freguesia do Colmeal.
Obrigado Manuel e até sempre!
UPFC
Sem comentários:
Enviar um comentário