.
"Seguidamente entrou-se na primeira parte da Ordem dos Trabalhos.
O senhor Doutor Manuel Martins da Cruz, Presidente da Direcção, leu o Relatório e Contas da gerência de mil novecentos e cinquenta e dois, documentos que causaram a melhor impressão, por se encontrarem excelentemente elaborados.
No Relatório fala-se da perseverança da colectividade e afirma-se que a Direcção fez tudo quanto lhe era possível na defesa dos interesses da freguesia do Colmeal.
Insistiu para que fosse um facto o abastecimento de água à povoação da Malhada e para que se conclua a estrada e ainda para que tenham andamento outras obras da freguesia.
Fizeram-se entregas de exposições nos Ministérios por onde correm esses assuntos e contou-se, sempre que foi preciso, com o apoio do senhor Acácio Mendes da Veiga, Vice-Presidente da Câmara de Góis.
Tratou-se da obtenção de uma Casa do Povo para o Colmeal e, no tocante à electrificação da mesma localidade, já foram pedidos orçamentos.
Na Páscoa distribuíram-se os bodos; e resultaram brilhantes um sarau de beneficência realizado na Casa da Comarca de Arganil, que teve a cooperação do senhor Horácio Nunes dos Reis, presentemente no Congo Belga, e o piquenique que teve lugar no Verão.
Distribuíram-se prémios aos alunos das escolas do Colmeal e foi sempre muito útil a colaboração do senhor Alfredo Alves Caetano, presidente da Delegação local.
Uma excursão foi assistir à inauguração do chafariz da Malhada e fizeram-se esforços para que uma regente escolar fosse ocupar o seu lugar nessa povoação.
O Relatório refere-se ainda à recente romagem ao túmulo do saudoso colmealense António Domingos Neves e congratula-se por terem sido amortizados débitos aos sócios que, oportunamente emprestaram dinheiro à colectividade.
Presentemente há duzentos e setenta e sete sócios e o saldo para a nova gerência é de escudos cinco mil quarenta e nove escudos e setenta centavos."
Excerto da acta n.º 30, da Assembleia-Geral realizada em 1 de Fevereiro de 1953, na Casa da Comarca de Arganil, Rua da Fé 23 - 1.º, em Lisboa.
Foi presidida por António dos Santos Duarte, secretariado por Joaquim Francisco Neves e Ernesto Nunes Barra.
Manuel Martins da Cruz liderava pela primeira vez os destinos da União e da sua Direcção faziam parte Manuel Francisco Braz, Francisco Luiz, António Nunes Gonçalves, Alfredo Pimenta Braz, Manuel Nunes de Almeida e António Ferreira Ramos.
.
UPFC
Sem comentários:
Enviar um comentário