para a obtenção de equivalência de nível básico
– 9º Ano –
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A Junta de Freguesia do Colmeal, em articulação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil, no âmbito do Centro de Novas Oportunidades, está a impulsionar a constituição de um grupo, para a obtenção de equivalência referente ao 3º Ciclo completo, nomeadamente ao 9º Ano.
Esta iniciativa visa a promoção da elevação dos níveis de qualificação de base da população, nomeadamente através do Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
O Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, assenta num sistema efectivo de formação em que as competências obtidas em contexto formal e informal, isto é, adquiridas ao longo da vida, serão valorizadas e certificadas.
Pretende-se desta forma, melhorar as competências e qualificações da população, de modo a corrigir as desvantagens na educação e formação.
Mais se informa, que as aulas dadas no âmbito do RVCC serão ministradas na localidade do Colmeal, de modo a permitir a todas as pessoas o acesso à qualificação e formação.
As pessoas interessadas, deverão contactar a Junta de Freguesia do Colmeal, através do telefone: 235 761 111
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Felicitamos a Junta de Freguesia do Colmeal por esta iniciativa e acreditamos que, independentemente das idades, as pessoas saberão aproveitar esta oportunidade de valorização pessoal.
Tudo o que de positivo nos acontece na vida é resultado do nosso investimento pessoal, do tempo de que dispomos, do gosto que temos em aceitar desafios e de perceber que há coisas novas para fazermos.
Basta acreditar que se consegue e os resultados surgirão.
E nunca é tarde. Não fique em casa.
Inscreva-se!!! Valorize-se!!!
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UPFC
6 comentários:
Parabéns à Junta de Freguesia do Colmeal por esta iniciativa. É realmente de aproveitar esta oportunidade de valorização pessoal.
Trata-se de facto de uma boa iniciativa, se houver a preocupação do ensino / formação ministrada se direccionar para vertentes profissionais específicas e adequadas às necessidades/potencialidades da Freguesia (v.g. técnicas de construção, agricultura biológica, turismo de natureza).
António Duarte – Soito
A junta está de parabéns!
Espero tambem que essas formações vão no âmbito dos que o sr. António Duarte mencionou, assim como tecnicos de turismo,tecnico de restauração variante restaurante/bar. Espero que hajam interessados, pois esse vai ser o futuro desta região, e são necessários técnicos habilitados.
Sim, muitos, muitos parabéns aos autores da iniciativa e aos já muitos candidatos ao processo de reconhecimento, validação e certificação (RVCC) das muitas competências que certamente desenvolveram ao longo da sua vida pessoal, profissional e civica.
Todavia, para evitar falsas expectativas, convém ter presente que o RVCC não é um processo de ensino e que, sendo verdade que poderá prever o reconhecimento, a validação e a certificiação de competências ditas profissionais (a dicotomia educação/formação profissional não faz hoje muito sentido, mas, enfim ...), o mais frequente, dependendo dos grupos e até dos contextos de inserção, é contemplar apenas as competências ditas escolares, académicas, transversais, o que que queira chamar às competências gerais de base que é suposto ter desenvolvido no final da escolaridade obrigatória.
Para mais informação e conhecimento da legislação aplicável, poderá ser consultado o sítio da Agência Nacional para a Qualificação, ou o da Iniciativa Novas Oportunidades (www.novasoportunidades.gov.pt). Penso que também é possivel entrar através do Portal do Cidadão - RVCC.
O sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências foi criado no início da década em curso, destinando-se, face aos princípios filosóficos que presidiram à sua emergência, a grupos-alvo muito específicos. Espera-se que permaneça tão repleto de potencialidades e virtuosidades quanto os seus criadores ambicionaram. Em prol da concretização do direito de todos à educação e ao autêntico reconhecimento de que também se aprende fazendo e através da acção reflectida.
Lisete de Matos
"A estratégia de trabalho dos Centros Novas Oportunidades desenvolve-se de acordo com as seguintes etapas: após uma fase de diagnóstico, os adultos são encaminhados para ofertas de educação ou formação adequadas ao seu perfil e às suas necessidades, ou para processos de reconhecimento, validação de competências e formação complementar. Após este processo, passa-se a uma fase de certificação ao nível do ensino básico ou secundário, em sessões de júri compostas pela equipa pedagógica do Centro Novas Oportunidades e por um avaliador externo."
Retirado de uma nota do Portal do Governo, datada de 3 de Maio de 2007 e com o título "Grande adesão da população à iniciativa Novas Oportunidades"
Novas Oportunidades: aprender compensa
"... O objectivo passa por qualificar, com dupla certificação escolar e profissional, um milhão de adultos até 2010. Fundamental neste esforço é o sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), valorizando a aprendizagem nas experiências profissionais e recorrendo a formação complementar ajustada a cada caso. O Governo acaba também de apresentar aos parceiros sociais uma proposta de reforma global do sistema de formação profissional.
Para muitos adultos, são novas oportunidades de formação, à qual tiveram menos hipóteses de aceder enquanto jovens. É crucial assegurar quer a sua acessibilidade, quer dispositivos que garantam a qualidade (como o recém-criado Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário)."
Retirado de um artigo publicado no Jornal de Notícias e que se encontra transcrito no Portal do Cidadão (7 de Março de 2007).
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