A Cultura Portuguesa está de luto. José Saramago, o único escritor português a ganhar o Prémio Nobel, morreu, aos 87 anos.
A Fundação José Saramago confirmou em comunicado que o escritor morreu às 12h30 na sua residência de Lanzarote "em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila".
José Saramago foi dirigente da nossa colectividade, como 1º Secretário da Direcção, entre 18 de Janeiro de 1948 e 27 de Dezembro de 1955. Esteve ligado ao Colmeal por laços afectivos aquando do seu primeiro casamento com Ilda Reis.
A União Progressiva da Freguesia do Colmeal endereça a Pilar del Rio, Violante Saramago Matos e restantes familiares as mais sentidas condolências.
UPFC
2 comentários:
Recordo, com muita saudade, o dia em que era 1º Secretário da Direcção da UPFC e Fernando Costa era Presidente do Conselho Fiscal. Sabendo-me admirador de José Saramago, desencantou um livro de actas onde me mostrou os documentos por ele escritos. Fiquei de boca aberta, pois desconhecia a sua participação na nossa associação.
Hoje, no meio da consternação por termos perdido um excelente escritor, fiquei orgulhoso por a União se ter lembrado de deixar uma mensagem à sua familia.
Fernando Algarvio
No seu livro "O Ano da Morte de Ricardo Reis", José Saramago citando Ricardo Reis,
escreve em dedicatória,
“Sábio é o que se contenta com o espectáculo do mundo”
Tentemos ser sábios, hoje e sempre, sejamos reconhecidos por esse espectáculo do mundo, a escrita de José Saramago.
Grato, mais uma vez, à UPFC pelo conhecimento divulgado e pela oportunidade de partilhar a solidariedade expressa.
Arménio Neves - Cepos
Enviar um comentário