Região das Beiras, “Número único dedicado às Beiras e às agremiações regionalistas beirôas na capital”, publicado em Lisboa em 20 de Abril de 1943, chegou recentemente às nossas mãos, graças à simpatia e gentileza de João Lourenço, nosso associado e Presidente da Assembleia-Geral da Comissão de Melhoramentos de Ádela.
Esta publicação regionalista foi dirigida e editada por Joaquim Dias Pereira que no seu Editorial escreve: “intensifica-se dia a dia esse movimento propulsor e verdadeiramente salutar a que, com propriedade, se convencionou denominar regionalismo.”
Mais adiante, Joaquim Dias Pereira diz que “para defender a nobre causa regionalista em prol do bem comum, só se exige que sejamos portugueses, bons regionalistas e amantes do torrão natal” e que é “a recordação do passado, desses campos onde passámos os primeiros anos da nossa existência, que nos obriga a lutar pelo progresso da nossa região sem ambicionarmos outra recompensa que não seja a consciência do dever cumprido, trabalhando pelo interesse da comunidade com espírito de abnegação.”
Muitas são as associações e figuras do regionalismo que encontramos nas páginas desta publicação. Beirões ilustres, o regionalismo e a imprensa ou a actividade dos beirões na capital, são alguns dos “capítulos” deste número.
A União Progressiva da Freguesia do Colmeal também tem direito a uma referência muito especial incluindo catorze fotografias de “Os fundadores e paladinos da Freguezia do Colmeal” e que pelo seu interesse a seguir transcrevemos:
“Fundada, guiada e mantida por modestos trabalhadores, a União Progressiva da Freguesia do Colmeal tem sabido marcar brilhantemente a sua posição regionalista e muito lhe deve já a freguesia que representa.
Temos acompanhado esta organização desde o seu início e estamos familiarizados com os seus dirigentes, sentindo-nos bem entre eles.
De quanto é capaz o ingente esforço destes homens, está bem patente aos olhos de toda a gente na estrada em construção entre o Rolão e Colmeal; o importante melhoramento que constitui o chafariz do Colmeal é outro título de glória para a União Progressiva dos colmealenses, principalmente para os dirigentes.
A obra já realizada por esta instituição é bem um milagre da prodigiosa força de vontade de um punhado de bairristas, os quais, não possuindo mercês honoríficas ou qualquer condecoração podem bem considerar-se uns beneméritos tal é o esforço que abnegadamente tem dispendido pelo bem comum da sua freguesia.
A ideia da fundação deste organismo germinou um dia no cérebro do Sr. Abel Joaquim de Oliveira, inspirado no exemplo de outras actividades de agremiações regionalistas que os jornais de Arganil publicavam semanalmente. Interessou-lhes aquela doutrina e, para conhecer bem o assunto prontificou-se a fazer parte da direcção do Grémio da Comarca de Arganil. Depois apresentou as suas sugestões ao seu conterrâneo Senhor José Antunes André, humilde como ele e também possuído de boas qualidades. Os dois acordaram em começar a trabalhar, pedindo aos seus conterrâneos que os acompanhassem – e assim se formou esta prestimosa agremiação. Mais tarde tiveram a adesão dum elemento de valor, o Senhor Manuel da Costa, que assumiu a presidência da direcção e fez entrar em nova fase de progresso com notável evolução; tendo até realizado uma excursão ao Colmeal, acompanhada dos representantes dos jornais de Arganil, cujas reportagens foram de notável sucesso para a colectividade e muito a prestigiaram e acreditaram perante as entidades superiores.
Muito tem também contribuído para o triunfo da União Progressiva e para o bom êxito dos empreendimentos por ela patrocinados, o Senhor Acácio Mendes da Veiga, colmealense prestimoso e verdadeira alma bairrista e amigo dos seus conterrâneos.
Agora acabam os dirigentes desta colectividade de criar uma Secção de Beneficência, cuja comissão directiva é presidida pelo Sr. Manuel da Costa, muito havendo a esperar do seu espírito de iniciativa e da sua bela alma, que sinceramente admiramos e a quem muito queremos como amigo pessoal e como homem de carácter bem formado.
A «Região das Beiras» ao dirigir os seus louvores a estes homens modestos mas valorosos procede à margem de toda a lisonja e apenas no louvável intuito de que as nossas palavras lhes sirvam de incentivo para prosseguirem na sua obra em benefício da freguesia que a União Progressiva representa, a bem da sagrada causa do progresso.”
Nota: As legendas dos dois últimos grupos de fotografias estão trocadas.
Fernando Costa sob o pseudónimo de Daniel, no extinto Boletim “O Colmeal”, Nº 179, de Dezembro de 1981, na sua coluna “Figuras e Factos”, refere-se a uma viagem que Joaquim Dias Pereira e Luís Ferreira fizeram ao Colmeal em 22 de Junho de 1935.
O primeiro, autor do romance «Serrano Heróico», editor da «região das Beiras» e redactor do «Jornal de Arganil»; o segundo, redactor de «O Século» e de «A Comarca de Arganil».
A. Domingos Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário