08 setembro 2008

Vigiando das Caveiras

Olá! Estive de férias mas como o que é bom acaba depressa, cá estou eu a trabalhar e a escrever-vos mais um bilhete-postal, sentado na habitual pedra fria, aqui nas Caveiras.
Este ano (como em todos os outros) passei alguns dias das minhas férias na aldeia mais alta e mais linda do concelho de Góis; Aldeia Velha. Durante o tempo que andei por lá, além do tempo que estive a trabalhar, também tive a oportunidade de visitar alguns lugares escondidos e de passagem obrigatória neste emaranhado serrano.
Fui com “a pulga atrás da orelha” tentando conversar com algumas pessoas sobre um assunto que diz respeito a toda a freguesia do Colmeal; na esperança de poder encontrar a pessoa certa mas devido ao pouco tempo que estive em Aldeia Velha, não me foi possível fazer uma abordagem de modo a inteirar-me minimamente da situação uma vez que na “internet”, o assunto que hoje me trás por cá, ainda não carece de atenção.
Hoje em dia, fala-se muito na divulgação cultural das aldeias. Fala-se também, que o que era antigo começa novamente a estar na moda. Existem terras dentro e fora do concelho que mostram as suas origens, os seus costumes, enfim, todas as suas riquezas. São boas apostas quando realmente se tem algo a mostrar ao mundo! Todos nós como seres humanos apreciamos olhar para uma boa velharia ou ouvir contar uma história ou lenda antiga do tempo dos nossos avós.
Mas agora pergunto eu! Será que por terras do Colmeal não haverá mais nada de interesse cultural sem serem as histórias antigas, imagens de homens e mulheres exemplares e de reconhecimento nacional, movimentações regionalistas e alguma gastronomia?
Pois é meus amigos, falta aqui o Rancho Folclórico Serra do Ceira!
Neste verão tentei saber como e onde estava o rancho. Foi-me dito que existem alguns problemas judiciais por resolver, que o rancho está sediado no Colmeal e que é difícil recrutar membros devido á falta de rapaziada nova…
Quem me conhece, sabe que há já alguns anos me tenho preocupado com este assunto e gostaria de ajudar no que me for possível.
Desde 2002, sou espectador assíduo num festival de folclore no concelho de Loures, e sempre que lá estou, “rói-me” a alma saber que na minha terra podia até nem haver um festival mas o rancho podia lá existir!
Segundo li de fonte segura (internet), o Rancho Folclórico Serra do Ceira fez uma actuação no ano de 2000 no festival de Folclore de Ortiga (Mação). É a única referência que existe (no mundo virtual) a este rancho.
Não quero que me interpretem mal por estar a tocar neste assunto. Confesso que não sei “da missa metade” por isso não me alongo na conversa.
Tenho conhecimento que os instrumentos existem, os trajes também, algumas fotografias e outros objectos que formam um tesouro para os colmealenses.
Tenho esperança que os destinos do rancho caiam em boas mãos e pois há muitas pessoas que desejam o mesmo que eu. Espero que se tente encontrar uma solução rápida e positiva para que o reaparecimento do rancho do Colmeal aconteça.
Deixo aqui o meu apelo. Que estas palavras sirvam para chamar a atenção a um assunto que a todos diz respeito. Trata-se da nossa cultura!
A todos, muito obrigado, até breve… Henrique Miguel Mendes http://vigiando-das-caveiras.blogspot.com/

Sem comentários: