26 junho 2008
GóisArte 2008... no Colmeal
"Encontros"
Entre 20 de Junho e 15 de Julho próximo, teremos oportunidade de apreciar os seus quadros (pintura e bordados), numa exposição que a autora diz "representar o encontro com os sentidos, sentimentos, beleza, luz, paz de espírito e com a vida". Refere ainda que " a mostra pode ser encarada como uma mensagem de paz, cujos quadros e bordados, transmitem, de um modo geral, uma forma de vida positiva". "Quanto aos bordados, estes comunicam, igualmente, uma forma de estar na vida..."
Ainda muito recentemente, aquando da caminhada "Pelos Trilhos da Ribeira de Ádela/Caminhos da Escola", os seus participantes tiveram oportunidade de observar várias obras de Josefina de Almeida, na passagem pela sua casa no Açor.
Ainda de acordo com o Jornal de Arganil, n.º 4.151 que temos vindo a citar, "em Agosto, o conjunto de cerca de trinta quadros e quinze bordados pode ser apreciado em Arganil".
Sugerimos aos Colmealenses que se deslocarem ao Colmeal para as suas habituais férias em Agosto e para as Festas de Verão, que aproveitem para dar um saltinho a Arganil e apreciar as obras desta "nossa" artista. Uma exposição a não perder.
UPFC
Enamorados pelo Colmeal
Clélia Pinto e António Magalhães Pinto, dois entusiastas pelas caminhadas, uma actividade bastante saudável, vieram ao Colmeal e gostaram. Agora, são visitas frequentes e amigos dos anfitriões Maria Eugénia e Manuel Martins dos Santos, o que vem provar a excelência da hospitalidade beirã.
Aqui os temos junto ao chafariz renovado situado à Eira.
Fotos cedidas por A. Magalhães Pinto
25 junho 2008
Grupo dos Amigos do Sobral, Saião e Salgado homenageou Carlos Jesus
FESTAS EM HONRA DE SÃO PEDRO
9H00 – ABERTURA DOS FESTEJOS COM APARELHAGEM SONORA
11H00 – MISSA E PROCISSÃO
12H30 – LEILÃO
13H30 – ALMOÇO COLECTIVO, mediante reserva
17H00 – PEDDY-PAPER “À Descoberta do Soito”
18H00 – ABERTURA DO BAR DA FESTA
20H30 – ACTUAÇÃO DA TUNA DA ESEC (K & BATUNA)
19 junho 2008
Falta de água
Folhas soltas de Cadafaz
ALDEIA VELHA E CASAIS (COLMEAL) - Assembleia de Freguesia na Casa de Convívio
16 junho 2008
Diferentes
Tão perto e tão diferentes. Muros brancos e paredes sem cor.
Muros que com a sua alvura resguardam silêncios eternos num espaço que se pretende cuidado.
Paredes que se sentem abandonadas e se vão esboroando sem que lhes dêem atenção.
Realidades tão diferentes e tão perto com apenas uma rua a separar. E para muitos sem regresso.
13 junho 2008
Imprensa regional
Tem sido o eco dos anseios da população serrana e das suas comissões de melhoramentos que foram surgindo ao nível das freguesias e depois nas restantes aldeias.
Tenta levar até junto das entidades competentes a voz incómoda de quem se sente esquecido e abandonado à sua sorte.
Tem vindo a superar com dificuldades acrescidas a sua luta pela manutenção e sobrevivência, graças à "carolice", determinação e empenho dos seus responsáveis e também dos seus assinantes, anunciantes e colaboradores, tanto internos como externos.
Ler a imprensa regional é imperioso para que andemos bem informados. Uma imprensa que se pretende isenta e aberta a todos e a todas opiniões. O pluralismo na informação, respeitando os critérios editoriais, é fundamental para que a nossa imprensa continue a interessar os seus leitores.
A União Progressiva da Freguesia do Colmeal tem sido presença assídua em vários órgãos de comunicação social regional. E espera poder continuar a ser, para transmitir com civismo as suas preocupações e com alegria as suas realizações.
Assim o espera.
UPFC
11 junho 2008
AÇORES... finalmente
Não foi fácil abrir a nossa caixinha das fotos. Quando se tem cerca de quatro mil fotografias de uma viagem de oito dias percebe-se facilmente que há muito trabalho para fazer. Eliminámos algumas e tentamos apresentar as restantes consoante a sua sequência.
Neste "Especial Açores 2008" que criámos especialmente para este fim, iremos gradualmente colocando as fotografias para que se possam rever e recordar momentos inesquecíveis.
Nos textos que a seu tempo e periodicamente fomos introduzindo no blogue principal tentámos dar uma panorâmica do que iria ser a nossa viagem. Vamos recordá-los de novo neste "Especial Açores 2008" à medida que formos viajando...
As suas fotografias e os seus comentários serão bem vindos. Ajude-nos a recordar. A sua colaboração será imprescindível para melhorar este trabalho.
05 junho 2008
Assembleia Municipal vai ser no Colmeal
Filatelia
Há uma programação anual para a colocação dos chamados envelopes do primeiro dia, dos blocos e dos selos para circulação ou simplesmente para colecção.
Muitos deles são autênticas obras de arte, de excelente qualidade e recordam-nos momentos marcantes do nosso património cultural nos mais variados aspectos.
Já se tinha apercebido disso?
04 junho 2008
O "nosso" rio
Mas se estivessem para tomar o seu banho e depois "secar" um pouco, a placa tornava-se manifestamente insuficiente. Sabemos da grande procura que há por este recanto, especialmente nos meses de Verão, quando as nossas aldeias fervilham com a juventude em férias.
Também os menos jovens têm uma especial predilecção por este espaço, que é a "nossa"praia, a "nossa" piscina. Todos adoraríamos ver esta plataforma aumentada para que mais pessoas a pudessem desfrutar.
É um local aprazível. Um local que gostamos de encontrar limpo, que devemos preservar e que tem o benefício de ter uns balneários por perto onde todos se podem despir e vestir.
Estamos convencidos que as entidades locais estão atentas a esta situação e que tudo farão para melhorar e ampliar este espaço tão procurado pelos colmealenses e por todos os forasteiros que nos visitam.
AÇORES... um sonho
Recordar "O Colmeal" 9 e 10
“A Sr.ª Gertrudes casou duas filhas há pouco, uma no Porto, outra em Lisboa. Uma vizinha encontrando-a na rua só, diz-lhe:
- Então Sr.ª Gertrudes, sempre sozinha?
- E que hei de eu fazer?...
- Ir viver com qualquer das filhas!
- Já pensei nisso mas um genro quer que eu vá para o Porto e o outro que eu vá Para Lisboa.
- Benza-os Deus, que genros tão carinhosos!…
- Sim, mas o que vive no Porto quer que eu vá para Lisboa, e o que está em Lisboa quer que eu vá para o Porto…”
Colmeal: Para a construção do posto médico…foi recentemente oferecido o necessário terreno pelo Sr. Acácio Mendes da Veiga…
Aldeia Velha: No dia 23 de Outubro foi baptizado o menino José Brás Victor…
Carvalhal: Foi baptizado no dia 1 de Novembro o menino Arménio Nunes Baptista…
Salgado: …dia 5… realizou-se o casamento do Sr. José das Neves de Almeida com a Sra. Maria dos Santos de Almeida…
Ádela: …6 de Novembro foi baptizada a menina Ana Maria dos Santos Firmino…
Lisboa: …5 de Novembro na Casa das Beiras, uma festa levada a efeito pela União Progressiva da Freguesia do Colmeal a favor do Cofre de Beneficência da União…
Tigelada doce:
1. Prepare: 200 gramas de açúcar, 4 ovos, 100 gramas de queijo, 125 gramas de pão de forma, meio decilitro de leito e canela.
2. Misture o açúcar com uma colherzinha de canela em pó e os ovos e bata tudo muito bem. Parta o pão e o queijo em fatias muito fininhas e ponha em camadas alternadas (ora pão, ora queijo) numa forma bem untada com manteiga derretida, borrifando o pão com o leite bem quente e estendendo entra cada camada uma porção dos ovos que acabou de bater com o açúcar e canela.
3. Leve ao forno levando a cozes e sirva quente.
Bem, depois desta receita, até fiquei com água na boca…
Colmealenses, por agora é tudo, até breve.
Henrique Miguel Mendes
03 junho 2008
Cobranças... difíceis...
Recordamo-lo hoje neste passe da Carris, de há sessenta anos, que aqui trazemos para lembrança dos mais antigos e para que os mais novos vejam como era a "electrónica" daqueles tempos.
Francisco Luiz foi "um dos continuadores dos precursores e fundadores da colectividade, um dos raros colmealenses que nunca desertou, mesmo nos momentos de maior crise regionalista ou associativa". Assim se lhe referia Fernando Costa numa entrevista publicada no número especial do Boletim "O Colmeal" comemorativo dos cinquenta anos da União.
Surge como membro do Conselho Fiscal com Manuel João Miranda e Manuel Nunes Pinto na primeira lista apresentada a sufrágio na Assembleia-Geral realizada em 4 de Outubro de 1931 e dirigida por Joaquim Francisco Neves, um dos fundadores da colectividade. Curiosamente, a Direcção presidida por Joaquim Fontes de Almeida, vem mais tarde a apresentar a sua demissão tendo sido nomeada uma Comissão Administrativa.
Em 1933 e 1934 desempenha o lugar de 1.º Secretário da Direcção com Manuel Nunes de Almeida e depois com Manuel da Costa. Em 38 e 39 surge como Suplente nas Direcções de António Nunes dos Reis e de Manuel da Costa. Integra a Comissão de Festas no ano seguinte e volta de novo à Direcção, agora presidida por António Domingos Neves, como 1.º Secretário em Dezembro de 1942. De Fevereiro de 1947 a finais de 1950, como 2.º Secretário trabalha nas Direcções presididas por Joaquim Francisco Neves e António Santos Almeida (Fontes). Tem um colega de Direcção, como 1.º Secretário, que mais tarde se virá a distinguir e a notabilizar no campo das letras - José de Sousa Saramago.
Volta a ocupar o lugar de 1.º Secretário com António Santos Almeida (Fontes) e depois com Manuel Martins da Cruz nos dois mandatos seguintes.
Em 1969 e 70, já no Colmeal e como Tesoureiro, integra a Delegação com o Padre Anselmo Ramos Dias Gaspar e Alfredo Pimenta Braz. De Abril de 1972 a Julho de 76, com o mesmo cargo, trabalhou de novo com o Padre Anselmo, com José Braz da Silva e com Monsenhor António Duarte de Almeida.
Vem a presidir a Delegação da União no Colmeal no período compreendido entre Março de 1982 e Junho 1990.
Em acumulação, foi cobrador desde 1939 até 1975 e apesar de em 1969 ter ido residir para o Colmeal ainda se deslocava a Lisboa para fazer a cobrança. Segundo confidenciava a Fernando Costa na entrevista atrás referida " os associados pagavam com regularidade as quotas, mas muitas vezes tínhamos que procurá-los, pois mudavam de residência e não diziam nada."
O seu nome figura numa rua da povoação do Colmeal, numa homenagem muito justa que a União Progressiva entendeu prestar-lhe ainda em vida, em 16 de Agosto de 1981.
Sempre voluntarioso, empenhado e sem regatear esforços é mais um exemplo a ser seguido pelos mais novos.
UPFC
01 junho 2008
O Teatro foi ao Colmeal
Estavam presentes cerca de 50 pessoas, que se regozijaram com as peças de teatro: “Um dia Fantástico"; "Chapéus há muitos" e "O Bêbado divertido”, muito bem encenadas pelo grupo de teatro, apesar das condições não serem as mais adequadas, dado o facto de há vários anos o Colmeal não beneficiar de actuações de teatro.
A iniciativa foi promovida pela Junta de Freguesia de Colmeal e visava proporcionar a toda a comunidade momentos agradáveis de lazer e cultura, objectivo este concretizado, pois todos os presentes ficaram deliciados com a actuação.
Face à opinião favorável dos espectadores, constata-se que no futuro, devem ser organizadas mais actividades em prol da população, para que a mesma possa passar momentos de descontracção e divertimento.
Esperamos que numa próxima oportunidade mais pessoas se juntem a estas iniciativas!!!
Eduardo dos Santos Ferreira
O Conselho Fiscal presidido por Manuel da Costa integrava João Nunes de Almeida e Manuel Francisco Braz.
Manuel João Miranda assumia a presidência da Assembleia-Geral tendo como seus pares António Martins Mendes, António Martins da Silva e Alfredo Pimenta Braz.
A Delegação no Colmeal tinha Alfredo Alves Caetano no comando e era coadjuvado por Carlos Miranda e Manuel de Almeida Redondo.
No ano seguinte, já com Joaquim Francisco Neves ao leme dos destinos da União assume o lugar de Tesoureiro. Volta em Março de 1958 como Vogal da Direcção com José Henriques de Almeida. Dez anos mais tarde retoma o seu primeiro cargo com António Simões Lopes. Trabalha nos anos seguintes com Armando Nunes dos Reis e António dos Santos Almeida (Fontes) e assiste aos primeiros passos da Comissão de Juventude em 1972.
De Março de 1979 a Março de 1983 passa a ocupar o lugar de Relator no Conselho Fiscal onde trabalha com Armando Nunes dos Reis, José Braz, António Vieira Faria e António de Almeida Braz. Em 1983 assume a presidência do Conselho Fiscal, tendo Alfredo Campos de Almeida e Francisco José Carreira da Silva na equipa. Fernando Marques Neves assumia a liderança da Direcção neste período.
Entre Junho de 1988 e Junho de 1990, já no Colmeal, passa a desempenhar o cargo de Secretário da Delegação quando Henrique Braz Mendes comandava a Direcção.
Em Outubro de 1997 é convidado pelo actual Presidente da Direcção para ocupar o lugar de Tesoureiro na Delegação, cargo que desempenhou até Junho de 2005.
Com 82 anos feitos pediu para sair e dar lugar aos novos.
Um exemplo a ser seguido por todos aqueles que vão trilhando o caminho do regionalismo. Sempre disponível, sempre alegre e bem disposto (basta percorrer o nosso “Cantinho da Saudade” e confirmá-lo em algumas fotografias), sempre entusiasmado para colaborar e para estar presente nas realizações da sua União.
Com 85 anos feitos em Abril, Eduardo dos Santos Ferreira deixou-nos. A União e o Regionalismo ficaram mais pobres.
UPFC