21 fevereiro 2019

AROUCA & PASSADIÇOS DO PAIVA – um fim-de-semana com a União


A União preparou para 4 e 5 de Maio, um excelente fim-de-semana que nos levará até Arouca e aos Passadiços do Paiva, conforme informação já prestada aos associados. 

Em hora a indicar partiremos de Lisboa com destino a Arouca, onde faremos uma visita panorâmica. A seguir, uma visita guiada ao Mosteiro de Santa Maria de Arouca, a maior construção granítica do género, em Portugal. Objecto de várias intervenções, o actual edifício data dos séculos XVII e XVIII. Teremos oportunidade de observar ao longo da visita, a Sala do Capítulo, a Cozinha, o Claustro, o Cadeirão, bem como parte do Museu de Arte Sacra, considerado um dos mais ricos da Península Ibérica. 



Após o almoço vamos conhecer “a pedra que pare pedra”. Para melhor compreender estas rochas enigmáticas, que os populares apelidaram de Pedras Parideiras, visitaremos a Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação. 
Aberto ao público desde Novembro de 2012, tem como objectivo contribuir para a conservação, compreensão e valorização deste geossítio de relevância internacional. Será exibido um documentário 3D “Pedras Parideiras: um tesouro geológico” que permitirá melhor compreender este importante património geológico. 
Seguiremos depois para uma observação do afloramento rochoso principal das Pedras Parideiras. 


No Radar Meteorológico de Arouca, subiremos ao piso panorâmico, de onde se tem uma magnífica vista. Se a tarde se apresentar límpida, será possível observar desde a Figueira da Foz até ao Grande Porto, perdendo-se de vista até à imponência das montanhas de Montemuro, Estrela ou Caramulo. 
O jantar e a dormida serão no hotel S. Pedro, em Arouca. 

No domingo, após o pequeno-almoço, vamos ter a manhã dedicada aos Passadiços do Paiva. Localizados na margem esquerda do Rio Paiva, teremos oportunidade de percorrer os seus 8,7 km que proporcionam um passeio “intocado”, rodeado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa. Uma viagem pela biologia e geologia acompanhados por um guia local, que ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente de qualquer apaixonado pela Natureza. 




A seguir ao almoço, iniciaremos o regresso a Lisboa, com paragens durante a viagem. 

UPFC

Sem comentários: