05 fevereiro 2019

ANTÓNIO FERREIRA RAMOS



A União Progressiva da Freguesia do Colmeal ficou hoje mais pobre, com o falecimento de um dos seus mais carismáticos associados.
Dedicado e entusiasta dirigente, sempre disponível, sempre presente, António Ferreira Ramos, o sócio mais antigo da União, deixou-nos.
Associado da União desde 14 de Abril de 1944 exerceu o seu primeiro cargo na Direcção liderada por Manuel Martins da Cruz, eleita em 25 de Janeiro de 1952. Depois e até 2005, foi uma presença constante nos diversos órgãos sociais da União Progressiva.
Na última Assembleia-Geral foi nomeado Sócio Honorário. Uma homenagem e um reconhecimento justos. Em Maio de 2017, fizemos-lhe entrega de uma placa alusiva, momento que recordamos nesta fotografia.
Nasceu no Colmeal em 10 de Janeiro de 1927. Uma vida nem sempre fácil naquele tempo. Partiu hoje, poucos dias depois de ter completado 92 anos.
Um exemplo a ser seguido por todos nós. Um HOMEM amigo do seu amigo.
A Direcção e os restantes órgãos sociais da União Progressiva da Freguesia do Colmeal apresentam a todos os familiares as mais sentidas condolências.

UPFC

5 comentários:

Anónimo disse...

Sentidos pêsames à família e a minha gratidão ao senhor António, ele sabe a razão. Um abraço muito solidário.

Lisete de Matos

Pe. Anselmo disse...

Com os melhores cumprimentos agradeço a triste informação que acabam de me fazer chegar. O passamento do grande Homem, Chefe de Família, Amigo e Regionalista que foi o António F. Ramos (da Barroca), assim conhecido por todos nós.
Tive já oportunidade de falar com a filha – Genita
Como homem de fé que era, com fé o afirmo também: “Paz e feliz bem-aventurança para ele, na presença do Deus Altíssimo”

António D. Santos disse...

Perder um amigo é sempre doloroso. Ontem perdi um amigo, ontem todos perdemos um grande AMIGO.
Generoso, sempre interessado e disponível, solidário como poucos, vivia intensamente a "sua União", a colectividade da sua terra à qual se dedicou, de alma e coração, durante mais de cinquenta anos e que, mesmo depois de querer "dar lugar aos novos" como nos disse em 2005, continuou a acompanhar e a marcar presença em muitas das suas iniciativas.
A última vez que nos encontrámos, foi no dia do seu aniversário, em Janeiro passado. E retenho as suas palavras de afecto e de apreço que simpaticamente me dirigiu. E também as de preocupação e de incentivo quanto ao futuro da nossa União.
A União Progressiva da Freguesia do Colmeal, que este ano completa oitenta e oito de existência, irá continuar.
António, os seus genes, o seu ADN, estão nos corpos sociais da União.
Um filho, uma neta, uma nora e um genro seus, são o garante de que a colectividade para a qual tanto trabalhou, irá continuar.
É a responsabilidade de todos nós. É uma homenagem que lhe fazemos a si e a todos quanto ao longo de todos estes anos dedicaram um pouco das suas vidas à nobre causa do Regionalismo.
Até SEMPRE António!

Maria C. Costa disse...

Os meus sentidos pêsames à família

Unknown disse...

Foi com muita mágoa que tomei conhecimento do falecimento de tão ferveroso regionalista. Deixo aqui os meus sentimentos à sua família de sangue e também a toda família da União Progressiva da Freguesia do Colmeal. Que descanse em paz! Bem hajam.