31 maio 2012

Voltámos ao Cabeço do Gato




No sábado o dia começou mais cedo para os que tinham a responsabilidade de ter tudo em ordem no Parque de Merendas das Seladas para receber os participantes na Caminhada após a ida ao Cabeço do Gato. As condições atmosféricas pareciam estar a querer colaborar com uma temperatura mais agradável.











No Largo, antes das nove o “escritório” estava montado e após breves palavras de acolhimento e sugestões para o caminho foi dada a partida.









Do Cabeço do Gato a vista é deslumbrante. Buçaco, Caramulo e Estrela são algumas das serras que se vislumbram e até onde o olhar alcança. Mas houve quem levasse binóculos para ver ainda mais além. Serranias polvilhadas de aldeias, casais e lugarejos. Arganil sobressaía. Olhando para o outro lado, Carvalhal, Aldeia Velha, Malhada, e o Soito um pouco mais abaixo, sinalizavam a presença da freguesia do Colmeal. Lá no alto as eólicas, no gigantismo das suas silhuetas, iam girando.







Havia como que uma Comissão de Boas Vindas, com flores e tudo, à espera dos caminheiros. E eles foram chegando, uns mais frescos do que outros, talvez pelos chuviscos breves que entretanto apareceram tocados pelo vento. Foram muitos os que com alguma ginástica subiram o marco geodésico para a fotografia, aquela recordação para mais tarde atestar que estiveram no “tecto do mundo” aquando da caminhada.













Porque no itinerário atravessávamos a bonita e pequena aldeia, a Associação Amigos do Açor tinha-nos preparado uns “miminhos” para o retempero de forças. Visitámos o mini museu organizado pela incansável Lisete de Matos, onde antigos utensílios usados pelos nossos pais e avós, hoje são mesmo “peças de museu”. Disponível ainda uma pequena brochura sobre o Açor, cuidadosamente preparada e recheada de  excelentes fotografias.








A etapa seguinte iria terminar no simpático Parque de Merendas das Seladas onde os participantes eram aguardados para o almoço. Carlos de Jesus, presidente da Junta de Freguesia do Colmeal, dirigiu palavras de saudação a todos, especialmente aos que pela primeira vez se deslocaram ao Colmeal e não deixou de recordar António Alcindo de Almeida, colega do seu executivo e que prematuramente nos deixou.



Não podemos terminar este apontamento sem fazer uma referência ao grupo de profissionais da AXA Seguros que veio de Lisboa, aos amigos que se deslocaram dos Cepos e de Tábua, ao Som Argus que nos proporcionou o ambiente musical e às senhoras que nos presentearam mais uma vez com os seus excelentes bolos e doces.

Fotos de José Álvaro Domingos, Francisco Silva e A. Domingos Santos


Sem comentários: