Natural do Soito onde nasceu em 27 de Abril de 1918 era filho de José Nunes de Almeida e Maria Júlia de Almeida.
Foi aprovado como sócio da União Progressiva da Freguesia do Colmeal em 31 de Março de 1938.
Eleito para o seu primeiro cargo como Tesoureiro em 20 de Janeiro de 1946 numa Direcção liderada por António Domingos Neves e que integrava António dos Santos Duarte, José Henriques de Almeida, Eduardo dos Santos Ferreira, Ernesto Braz e João de Almeida.
Em 2 de Fevereiro de 1947 passa para 1º Secretário e em 18 de Janeiro do ano seguinte volta ao primeiro cargo que desempenha até 17 de Dezembro de 1950. Regressa então para o Conselho Fiscal como Relator assumindo a sua presidência na Assembleia-Geral de 25 de Janeiro de 1952.
Após um curto interregno regressa em 27 de Dezembro de 1955 novamente como Relator onde se mantém durante um ano. Em 1 de Março de 1959 volta à presidência do Conselho Fiscal. Entre 19 de Março de 1961 e 10 de Março de 1963 assume de novo o cargo de Relator nos Conselhos Fiscais presididos por Abel dos Santos e José Braz.
Em 12 de Maio de 1968 é eleito para 1º Secretário da Assembleia-Geral quando esta era presidida por Manuel Martins da Cruz e onde António Santos Almeida (Fontes) e João Duarte ocupavam os lugares de Vice-Presidente e Segundo Secretário. Neste que foi o seu último mandato, a Direcção era comandada por António Simões Lopes.
Secretaria com João Duarte a Assembleia-Geral de 9 de Março de 1969, presidida por Manuel Martins da Cruz. Cremos ter sido esta a sua última participação como dirigente da União Progressiva.
Quando das comemorações dos 75 anos da colectividade recebeu a placa comemorativa pela sua antiguidade como associado.
Abel Nunes de Almeida deixou-nos ontem mas o seu nome ficará para sempre ligado à União Progressiva da Freguesia do Colmeal e à Comissão de Melhoramentos do Soito.
Até sempre!
UPFC
Sem comentários:
Enviar um comentário