01 agosto 2009

Colmeal - História e curiosidades (10)

.
Terminamos hoje a divulgação do extraordinário trabalho de pesquisa que o Movimento Cidadãos por Góis levou a cabo e que ao longo de dez pequenas séries vos transmitimos. Aqui fomos passando um pouco da história do Colmeal, da freguesia e referindo alguns dos seus ilustres filhos, o que a todos enche de orgulho. Certamente muito mais haverá a dizer.
.
1999, 29 de Abril - Morre Monsenhor António Duarte de Almeida, com 70 anos de idade, natural do Colmeal. Foi pároco na freguesia do Colmeal. Um dos padres de maior prestígio da Diocese de Coimbra, tendo exercido também actividade de professor e jornalista. .
2001 - Resultado do censo realizado este ano (residentes): freguesia de Alvares - 1007; freguesia de Cadafaz - 283; freguesia de Colmeal - 229; freguesia de Góis - 2345; freguesia de Vila Nova do Ceira - 997; total do concelho - 4861. Com excepção da freguesia de Góis, estes valores são os mais baixos desde o primeiro recenseamento oficial (1864).
.
2001, Dezembro – Grande incêndio na freguesia do Colmeal, registando-se uma área ardida de 1742 hectares. .
2003, 23 de Março – Morre Fernando Costa, do Colmeal. Activo regionalista, dirigente e sócio honorário da União Progressiva da Freguesia do Colmeal. Investigador da História da região e colaborador assíduo da imprensa regional. Foi pintor, com várias obras adquiridas por museus, com realização de várias exposições no país e no estrangeiro, algumas delas premiadas.
.
2006, 25 de Outubro – Verifica-se uma das maiores enchentes do rio Ceira, provocando grandes prejuízos.
. UPFC

1 comentário:

Artur Iria disse...

Infelizmente já não se encontra entre nos fez no dia 29 de Abril Dez anos que nos deixou para sempre, ficando a memoria da pessoa extraordinaria que era.
Padre de formação foi para para Africa como missionario, onde sentia que fazia falta na ajuda aos necessitados, inconformado com a situação que se vivia em Africa (Moçambique-Beira), onde foi director do Jornal da Diocese sempre incomodo para a censura da epoca, nunca deixou de dizer aquilo que pensava sujeitando-se a constantes investidas da PIDE contra a sua pessoa, até que por fim teve 24horas para abandonar o territorio e regressar a Portugal, as milhares pessoas que acudiram ao aeroporto demonstraram o quanto o estimavam e reconheciam ser reciproca essa estima.
Padre sempre, professor, jornalista, escritor, regressado à força a Portugal novamente dedicado ao sacerdocio no Colmela, depois em Foz de Arouce, ao jornalismo quer em Lisboa quer em Coimbra, administrador da diocese, director dos cursos de cristandade, Capelão das
Carmelitas tanto que havia mais para dizer.
Certamente que se pode inclui-lo no grupo dos mais ilustres cidadãos do distrito de Coimbra.
E merecedor na sua terra natal de singela homenagem, dez anos passaram sobre a sua morte seria oportuno??.
Mas aí eu sou suspeito.