03 fevereiro 2009

Dia da Freguesia do Colmeal

A azáfama intensificou-se nos dias anteriores e uma apreciável equipa de voluntários tomou conta da Casa do Concelho. Retirar quadros e colocar quadros. Preparar painéis com fotografias, recortes da imprensa regional e documentos antigos. Arrumar a sala e testar equipamentos. Optimizar o espaço para a Mostra/Venda de artesanato e produtos locais. Começar a tratar da logística para o jantar volante. Tudo se foi fazendo com boa disposição e alegria.
Os dois autocarros vindos da freguesia "entopem o trânsito" na Rua de Santa Marta. As bandeiras juntas espelham a união que se desenvolveu para a concretização deste Dia da Freguesia do Colmeal. O artesanato e os recortes da imprensa regional atraem a atenção dos que vão entrando. A sala está bem composta. Mais não cabem.
O Presidente do Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis iniciou a sessão. Seguiram-se as intervenções dos restantes elementos da mesa, tendo o Presidente da Colectividade convidada e a mais antiga da Freguesia do Colmeal, encerrado a primeira parte do programa. Depois de apresentadas três visões diferentes do regionalismo seguiu-se o lançamento do livro "Memorial" da UPFC.
Visitadas as nossas aldeias e casais, numa projecção com centenas de fotografias e textos alusivos, seguiram-se uma intervenção sobre o "Regionalismo e o Futuro" e a leitura de um poema. O Rancho Serra do Ceira mostrou já algum trabalho e recebeu o carinho e o aplauso dos presentes. Um jantar volante depois dos Sons da Malhada serviu para mais confraternização e descontracção. E mais tarde foi o adeus e o regresso a casa. UPFC

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns aos promotores pela iniciativa e pelo empenho, carinho e profissionalismo com que a prepararam e realizaram. Parabéns, também, a todos quantos nela participaram, reflectindo, convivendo e apreciando, comprando ou não, os produtos disponíveis para comercialização. Conforme referi na sessão de abertura, para mim ela constituiu uma excelente oportunidade de afirmação identitária e de homenagem a todos quantos se têm dedicado à causa do regionalismo, ao mesmo tempo que demonstrou que o movimento persiste desafiador e congregador de vontades. Tal como demonstrou, através da participação comoventemente inexcedível, que afinal somos muitos os portadores do futuro da freguesia.

Lisete de Matos

Anónimo disse...

Há muito tempo que não ia à Casa do Concelho de Góis e nunca a tinha visto tão cheia...
Parabéns à Direcção pela feliz ideia de congregar os colmealenses nas comemorações do Dia da Freguesia do Colmeal e pelo esforço e dedicação de todos os que nele colaboraram.

Anónimo disse...

Quero Felicitar a União Progressiva da Freguesia do Colmeal, pois penso, que o dia 31 de Janeiro, foi mais uma prova de que a "união" de pessoas, de
forços e qualidades faz a força.
A representatividade da freguesia do Colmeal e a colaboração de todas as colectividades da freguesia, demonstraram que houve, por parte de todos, a
congregação de esforços e de trabalho em prol de um único objectivo, que podemos considerar comum e colectivo.
Parabéns à Freguesia do Colmeal pelo resultado obtido.

Anónimo disse...

A Casa do Concelho de Góis foi pequena para a avalanche de gente que lá se deslocou para ver e rever familiares a amigos, eu fui uma dessas pessoas e simplesmente fiquei pasmada com as centenas de pessoas que estavam no interior, confesso que tive dificuldades em entrar, mas valeu a pena.Gostei e sinceramente só me resta dar-vos os parabéns, à UPFC e as restantes colectividades da freguesia, mostraram que unidos conseguiram mover montanhas, agora há que continuar assim, pelo bem das aldeias da freguesia do Colmeal. Bem hajam.