14 dezembro 2021

UNIÃO PROGRESSIVA DA FREGUESIA DO COLMEAL, NATAL DE 2021

 

O Natal celebra o nascimento de Jesus, para os crentes, Deus feito menino e depois homem por amor e para salvação dos homens. Celebração do amor por excelência, é a festa, que deveria ser todos os dias, da reaproximação das famílias e amigos, da partilha, da solidariedade e da generosidade.

Foi Natal ontem no Colmeal, por iniciativa da União Progressiva da Freguesia do Colmeal (UPFC). Conforme anunciado, dado o agravamento da crise sanitária, por precaução e com muita pena, voltou a não ser possível à União a realização da habitual festa de Natal. Um convívio que alguns tanto prezam, pela sua abrangência social e pelo acolhimento caloroso dos anfitriões. Tal como no ano passado, o Natal traduziu-se na visita às crianças nas suas comunidades e pela entrega das lembranças natalícias nesse contexto. Para minimizar o risco, sempre em espaço aberto, à boa maneira de antigamente, quando o convívio se fazia no largo das povoações, no adro das capelas e igrejas ou simplesmente à porta das casas.



Nas terras, aguardavam-nos crianças expetantes, que os pais e alguns adultos acompanhavam. Ao conforto do sol que brilhava resplandecente, juntava-se o calor aconchegante do reencontro e do espírito natalício.

Começou-se pelo Carvalhal. Na imensidão da serra circundante, esperavam-nos o Tiago, o Miguel, o Mikael, o Ulisses, a Frida e a Ester, os últimos residentes na Ribeira do Carvalhal. Agora que a Ester já tem um ano, conhecê-la foi um privilégio. Uma lindeza e um encanto, as crianças! Como os pais e vizinhos presentes.









Seguimos para a Quinta das Águias. Não pensávamos que fosse tão longe, por uma estrada de terra batida, a precisar de manutenção. Valeu a pena, porém, para revermos a Sofia, a Maria e a sua mãe. De cestinho na mão e sisuda, a Maria distribuía nozes, sorridente, a Sofia fazia balões festivos de sabão, que se desfaziam a dar-nos as boas vindas. Um encontro mágico, ali no meio da natureza, a lembrar duendes misteriosos, anjos da guarda protetores, promessa de futuro auspicioso. As melhoras do Tomás.







No Soito, encontrámos o André, o Loan e o Salomão, que vieram da Foz da Cova. Todos impecáveis e inexcedíveis em simpatia, à-vontade e loquacidade! O António Duarte tinha feito um pão de ló delicioso e havia café e bebidas. Pessoalmente, gostei muito de rever todos os presentes e, muito especialmente, o Iuri, e a Cristiana, que já não via há anos.







No Colmeal, finalmente, a Maia e o Dinis, saudaram-nos com cordialidade e grande desenvoltura. Não fora um cliché, e diríamos: “Como estão grandes e enquanto o tempo passa!” Repetindo-me, não deixou de entristecer a falta de mais crianças e adultos, a sugerirem a revitalização social e a retoma demográfica de que carecemos.





A Frida e o Loan, que no próximo ano terão excedido a idade para serem contemplados, receberam um livro de António Domingos dos Santos, com o convite para continuarem a comparecer nas festas de Natal da UPFC. Um gesto duplamente simbólico, de transição e estímulo à leitura, a voz embargada e lágrimas teimosas a toldarem o olhar afetuoso!




Uma manhã repleta de emoção e significado natalício. Sentimos a falta do convívio mais alargado dos tempos anteriores à pandemia, mas o nosso coração rejubilou com o ambiente de expetativa, partilha e contentamento com que fomos acolhidos. De modo muito adaptado aos tempos difíceis que vivemos, antecipando-se, o Menino Jesus, para uns, e o pai natal, para outros, concretizaram o desígnio de descer pelas chaminés, para preencher o vazio dos sapatinhos e alegrar os corações. Chegando o pai natal de carro puxado a cavalos, por impedimento à circulação das renas e trenós! Também poderia falar-se de “Takeaway”!

Em nome da mesa da assembleia geral da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, agradeço à direção, presidida por António Domingos Santos, e aos elementos da sua delegação local que estiveram presentes – Anabela Domingos, José Álvaro Domingos e Tiago Domingos. Nunca será de mais sublinhar a disponibilidade, a generosidade e a dedicação inerentes à organização do evento. Muitos parabéns pela persistência no contributo para um Natal mais pleno dos residentes do Lar da Sagrada Família, que não serão esquecidos. Ao presidente da União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, senhor Carlos de Jesus, agradecemos a presença e o estímulo.

Desejo a todos, associados, membros de órgãos sociais, amigos e conterrâneos um feliz Natal e um Ano novo repleto do melhor.


Açor, Colmeal, 13 de dezembro de 2021.

Lisete de Matos

FOTOGRAFIAS: António Domingos Santos e outros.


3 comentários:

Maria C. Costa disse...

Apesar das circunstâncias, tanta generosidade proporcionou às crianças. e não só, momentos de grande alegria como se verifica nas bonitas fotos apresentadas. Os meus parabéns!

Anónimo disse...

Parabéns ao senhor Presidente António Santos e a toda a sua grande equipa ,que maravilhoso o vosso trabalho, que Deus vos abençoe, Saúde para o próximo ano. Bem hajam, a todos desejo um Feliz Natal e um próspero 2022

Chainho de oliveira

Deonilde Almeida disse...

Que bom, rever este ritual da UPFC, apesar dos constrangimentos. Louvo a determinação e coragem de quem mantém viva a tradição! Aquelas carinhas sorridentes merecem. Bom Natal e muita saúde para todos.