06 março 2019

IV PASSEIO TURÍSTICO – ROTA DAS COLMEIAS


No passado dia 24 de Fevereiro, num domingo cheio de Sol, a União Progressiva da Freguesia do Colmeal realizou o IV Passeio Turístico – Rota das Colmeias.

A aldeia transbordou de movimento, alegria e entusiasmo, com mais de duas centenas de visitantes, muitos dos quais repetentes de edições anteriores e muitos outros pela primeira vez. A comunicação foi eficaz e o sucesso das edições anteriores foi contagiante para que mais participantes se inscrevessem para este IV Passeio.

A paisagem agreste que ainda não recuperou dos nefastos efeitos dos incêndios de 2017 foi o palco privilegiado dos percursos traçados para as motas e para os jeeps. Uma nova pista de obstáculos situada entre a ponte sobre o rio Ceira e o Colmeal aguardaria os mais afoitos lá para o meio da tarde. Uma palavra de muito apreço e agradecimento a todos os associados da União Progressiva que tão generosa e solidariamente nos disponibilizaram as suas parcelas para que pudéssemos preparar esta nova pista.






No Centro de Cultura e Convívio foram confirmadas as inscrições dos participantes, entregues as prendinhas habituais oferecidas pela organização e Câmara Municipal de Góis, e servido o pequeno-almoço preparado por uma equipa de simpáticas senhoras. Depois, no Largo D. Josefa das Neves Alves Caetano e após as indispensáveis recomendações, foi dada a partida.




















Houve reforços alimentares, na Cabreira para as motas e nos Cepos, para os jeeps. De realçar a presença nesta localidade do vizinho concelho de Arganil, dos seus autarcas junto da caravana dos participantes, o que muito os sensibilizou.









Após o excelente almoço servido no parque de máquinas, onde uma extraordinária equipa de voluntários funcionou como se fossem autênticos profissionais, todos se dirigiram para a “Quinta”, para apreciarem a perícia de alguns dos condutores. Apreciável assistência, mais do que nos anos anteriores. Um funcional serviço de bar teve também apreciável clientela.























A União Progressiva da Freguesia do Colmeal agradece muito reconhecidamente a todos quantos se empenharam e tornaram possível este IV Passeio Turístico – Rota das Colmeias.
Câmara Municipal de Góis, Junta da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal, Junta da União das Freguesias de Cepos e Teixeira, Góis Moto Clube, Bombeiros Voluntários de Góis, O Varzeense, A Comarca de Arganil, Radio Clube de Arganil, patrocinadores e voluntários que apoiaram nas diversas fases da iniciativa.

Uma palavra muito especial para o Carlos Fontes de Almeida, Ricardo Pinto e Tiago Cerejeira Domingos, os principais motores da organização.

U. P. F. Colmeal
Texto e fotos: A. Domingos Santos


5 comentários:

Rui Vilhena disse...

A Quinta vai ficar naquele estado ou vai ser reposto o terreno?
Cumprimentos

António Santos disse...

Para quem ao longo dos anos se habituou a ver aquele espaço cheio de silvas e mato, hoje nota algo de diferente.
Os obstáculos introduzidos na pista serão minimizados, o espaço será protegido por rede a toda a volta e tão cedo quanto possível serão plantadas algumas árvores.

Unknown disse...

Em primeiro lugar quero enaltecer o esforco e dedicação de todos os que trabalharam e contribuiram para a organizacao do evento, bem como aos participantes. Infelizmente não é o meu caso, que por razoes de ordem pessoal nao tenho conseguido participar nos ultimos anos. Por outro lado, lamento muito que tenham decidido fazer uma pista de obstáculos naquele local junto ao rio. Espero que sejam definidas regras/horarios especificos e apertados de utilização do mesmo de modo a reduzir o mais possivel a poluição do ar, e em especial a poluição sonora. Caso contrário, poderá ser um polo de atração indesejável para a grande maioria da população residente e para os que habitualmente vão passar férias ou uns dias de descanso ao Colmeal, ou simplesmente tomar banho no rio. Nao tenho nada contra as mudancas mas receio que neste caso o balanço final seja negativo para todos, exceto para os utilizadores da pista. Luisa Costa

Unknown disse...

Bom dia. Quero publicamente dizer que o Antonio Santos teve o cuidado de me telefonar para explicar que a pista de obstáculos será apenas utilizada aquando dos passeios/eventos organizados pela União, o que significa que será utililizada uma ou duas vezes por ano e que o acesso estará vedado. Desde ja agradeço ao António Santos pelo cuidado teve em ligar-me e peço que considerem sem efeito as preocupações que transmiti anteriormente.

António Santos disse...

Tal como a anterior pista de obstáculos na Portela, que funcionava apenas uma vez por ano, esta também só irá funcionar no próximo ano, aquando da realização da V edição do Rota das Colmeias. Assim o esperamos. Assim o desejamos.

Como tivemos oportunidade de telefonicamente esclarecer e no seguimento do já aqui escrito, o recinto vai ficar regularizado e vedado, a fim de evitar incursões alheias, e logo que possível, serão colocadas algumas árvores. Não pretendemos que o mato e as silvas tomem novamente conta daquele espaço.

Como já noticiámos e informámos os nossos associados, poucos dias depois do III Passeio TT – Rota das Colmeias fomos compelidos pela Junta da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal a regularizar o terreno e a abandonar a pista na Portela, e só a grande compreensão, solidariedade e generosidade de alguns sócios detentores de parcelas de terreno à Quinta, nos possibilitaram manter a realização desta iniciativa que tantos forasteiros traz à nossa aldeia e à nossa região.

António Santos