14 maio 2015

Caminhada “Pelas Lendas da Levada dos Mouros”


Depois de muita incerteza quanto ao estado das condições atmosféricas, o dia 2 de Maio acordou cinzentão e enevoado, mas já sem a chuva que persistentemente caíra no dia anterior. A caminhada “Pelas Lendas da Levada dos Mouros” realizou-se, aproveitando o fim-de-semana prolongado e beneficiando do bom tempo que nesse dia se fez sentir, num percurso que foi quase que uma reedição da efectuada em 2008 pelos “Trilhos da Ribeira de Ádela/Caminhos da Escola”.

Foi de primordial importância a colaboração da União das Freguesias de Cepos e Teixeira, Comissão de Melhoramentos de Ádela, Associação Amigos do Açor, União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal e da Câmara Municipal de Góis. De enaltecer a disponibilidade e a simpatia dos funcionários da Unidade Residencial Sagrada Família, da Cabreira e do Centro Social dos Cepos no incansável apoio dado à organização.

As respectivas juntas de freguesia garantiram a limpeza dos troços do percurso, que mais necessitados estavam e com as viaturas todo o terreno apoiaram os participantes ao longo do itinerário desde os Cepos, passado por Ádela e Açor, até ao Colmeal.

Os participantes reuniram-se no Colmeal pelas 8 horas, no Largo D. Josefa das Neves Alves Caetano a fim de tomarem o transporte cedido pela Câmara de Góis, para os Cepos, onde a caminhada se iniciou às 9 horas, depois das filhoses e do café d’avó. Na passagem por Ádela procedeu-se ao reagrupamento e após uma breve visita a um dos algares, a Casa de Convívio da Comissão de Melhoramentos de Ádela abriu as suas portas para os participantes retemperarem as suas forças, num lanche preparado em conjunto com a Associação Amigos do Açor.
Na pequena localidade do Açor, a simpatia e o carinho habituais aguardavam o grupo.   





















A União Progressiva da Freguesia do Colmeal e as restantes entidades envolvidas esforçaram-se para proporcionar um excelente e são convívio, o que parece ter sido conseguido, não só pelos cerca de cento e trinta que efectuaram todo o percurso, mas também pelos duzentos que confraternizaram no Parque de Merendas das Seladas.





No final do almoço o presidente da Direcção da UPFC agradeceu a presença de todos e recordou as caminhadas anteriores. Referindo-se aos algares e minas que existem nas proximidades das aldeias de Ádela e Açor, seria interessante proceder-se ao seu estudo e divulgação, como possíveis polos de atracção para a região.
Sobre a caminhada e o convívio que estava decorrer, relevou o importantíssimo papel desempenhado pelos vários intervenientes que, sem olhar a fronteiras de freguesias ou concelhias estavam a dar um excelente exemplo de como é possível trabalhar conjuntamente e ser bem-sucedido.



Também os presidentes das Juntas de Cadafaz e Colmeal e de Cepos e Teixeira se referiram elogiosamente à organização incentivando a novas realizações.

UPFC

Fotos de A. Domingos Santos e Armando Almeida

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma caminhada muito interessante e produtiva: para os naturais e oriundos da zona, mais uma oportunidade de reencontro e de estreitamento dos laços que nos unem, e prendem à terra; para visitantes e amigos, seguramente, uma oportunidade de contacto com um território e um povo, cuja história, modos de vida e hospitalidade merecem conhecimento e reconhecimento.
Parabéns e obrigada pela presença tão numerosa e portadora de vida.
Parabéns aos organizadores – pessoas e instituições - pelo sucesso da iniciativa, na diversidade das suas componentes, e em condições atmosféricas tão instáveis. Fico sempre emocionada com a disponibilidade e a simpatia do acolhimento, com a serenidade e a eficiência do funcionamento, com a persistência e a resistência. Inexcedíveis, senhoras e cavalheiros!
Tratando-se de uma caminhada conjunta Cepos - Colmeal, obrigada também pela atualização, no presente, da proximidade afetiva e relacional entre os dois territórios e populações. Juntos e amigos teremos mais futuro.
Lisete de Matos
Açor, Colmeal

Anónimo disse...

Parabéns pela actividade (caminhada) e pelo convívio que, de certeza, corresponderá ao sucesso da iniciativa, premiando o esforço da organização conjunta. Que seja por muitos anos!!!
Da minha parte, as saudades...

Magalhães Pinto
Senhora da Hora/Matosinhos