Tenente António Simões Lopes
Mais um ilustre colmealense trazemos hoje às colunas do nosso jornal. Nascido no Colmeal a 3 de Fevereiro de1934, António Lopes foi com seus pais residir para a capital com cerca de três anos de idade.
Inteligente e aplicado, logo se evidenciou nos bancos da escola primária começando por ser premiado mesmo desde a primeira classe.
Aos dez anos entrou para o Liceu Nacional Luís de Camões que frequentou até ao 5º ano.
Seus pais, Sr. António Lopes de Oliveira e Sr.ª D. Emília Simões, tendo necessidade do seu trabalho, matricularam-no no Instituto Comercial de Lisboa, que cursou durante quatro anos, na expectativa de simultaneamente trabalhar e estudar.
Devido às boas classificações que sempre merecidamente alcançou, foi dispensado do exame de admissão quando da entrada no Instituto de Ciências Económicas e Financeiras.
Atingida a idade do serviço militar foi como Aspirante a Oficial Miliciano tomar parte nas manobras de Setembro de 1956. Foi no dia 28 desse mesmo mês, tinha então 22 anos, que na última noite, quando se procedia aos preparativos para o regresso das manobras, foi vítima de violenta explosão do combustível duma viatura, o que lhe causou graves queimaduras. Tratado nos Hospitais de Abrantes e de Tomar, foi depois internado no Hospital Militar Principal (da Estrela) onde foi assistido pelo Sr. Dr. Damião Pires que o operou por treze vezes e o deu por curado ano e meio depois.
Regressado ao Regimento de Administração Militar de Lisboa, onde foi chefe de Tesouraria da Arma de Artilharia, transitou depois, mas já como Alferes para os Serviços de Contabilidade da Força Aérea.
Agora é com vivo regozijo, que ao nosso bom amigo, sua esposa e pais, enviamos as nossas felicitações pela sua promoção a Tenente no mês de Novembro do ano findo.
Felicidades e bons êxitos.
in Boletim “O Colmeal”, Nº 13, de 15Fevereiro1961
Sem comentários:
Enviar um comentário