Os manjericos, as cantigas e as coreografias fizeram novamente o gosto aos gaienses, cerca de cinco anos depois da últimas marchas dos Santos Populares. A freguesia de Góis, representada por quatro bairros, Vila Nova de Ceira e Várzea Pequena foram ao baú tirar as vestes e, adaptando-as, voltaram a dançar, sexta-feira, 25 de Junho, no Parque do Cerejal, desta vez na companhia da freguesia de Alvares, que participou pela primeira vez.
Perante um público que encheu o espaço e se deliciou com a festa, o colorido foi dominante numa noite em que os passos estudados tiraram muitas palmas a quem assistiu.
Alvares, a estreante, com a dinamização da Associação Jovens Alvarenses, desfilou com 55 pessoas, cantando o Sinhel; a Várzea Pequena; com 35, através da Associação de Amigos da Várzea Pequena e do Grupo Folclórico Os Mensageiros da Alegria, evocou as Canaveias; Vila Nova do Ceira, com a recente associação cultural e recreativa Palavra Renovada e o Rancho Folclórico As Sachadeiras da Várzea, fez uma réplica da fonte do largo, com cerca de 40 pessoas a cantarem o seu padroeiro S.Pedro; e por último o desfile da freguesia de Góis, com quatro bairros em conjunto, S. Paulo, Terreirinho, Pé Salgado e Pombal, juntando quase 100 participantes, evocou entre outros temas, o rio Ceira.
Considerada uma noite memorável, há quem já se tenha oferecido para, no próximo ano, escrever novas letras e espera-se que a freguesia de Colmeal e Cadafaz se juntem à festa. Depois das Marchas Populares, a noite prosseguiu com uma sardínhada, no mesmo parque, fazendo jus a um verdadeiro Arraial dos Santos Populares.
As marchas puderam ser vistas ainda na passada terça-feira, em Vila Nova do Ceira, sendo que amanhã, dia 2, desfilam em Alvares.
Diana Duarte
in Jornal de Arganil, 1/07/2010
Sem comentários:
Enviar um comentário