Na passada quinta-feira, 9 de Outubro, a Direcção da União Progressiva respondeu afirmativamente a uma solicitação do Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis, e esteve numa primeira reunião de trabalho para que a presença da freguesia do Colmeal em Lisboa seja uma realidade.
Já anteriormente e numa nota enviada à comunicação social da região – imprensa e rádio, o Conselho Regional garantia a representação da freguesia do Colmeal, nos termos que a seguir se transcrevem:
A representação da Freguesia do Colmeal está assegurada pela União Progressiva da Freguesia do Colmeal que, tanto quanto se sabe, irá fazer uma aproximação junto de outras colectividades para que em conjunto, possam ter o sucesso pretendido. Estamos a estudar uma hipótese para que a freguesia do Colmeal se mostre em Lisboa durante o mês de Janeiro de 2009.
A União Progressiva da Freguesia do Colmeal, convidada na qualidade de colectividade mais antiga da freguesia, fica honrada com esta escolha que é ao mesmo tempo um grande desafio.
Como atrás se diz, a União irá promover uma aproximação junto das outras colectividades da freguesia, o que já tem vindo a fazer informalmente. Entretanto, já remeteu uma carta a todas elas, pois que só trabalhando, pensando e agindo em conjunto se conseguirá fazer algo que dignifique o regionalismo e a freguesia do Colmeal.
A freguesia do Colmeal existe e terá que estar presente nas comemorações dos 80 anos do Regionalismo no Concelho de Góis.
Todas as colectividades deverão estar sensibilizadas e envolver-se com entusiasmo no sentido de se conseguir um trabalho conjunto que a todos dignifique. E também a nossa Junta de Freguesia que recentemente mostrou disponibilidade para colaborar.
A data previsível para o Dia da Freguesia do Colmeal será a de 31 de Janeiro de 2009.
Entretanto estão já calendarizadas as datas de 25 de Outubro para o Dia da Freguesia de Vila Nova do Ceira e depois a 15 de Novembro, o Dia da Freguesia de Alvares.
Enquanto não agendamos uma reunião com as colectividades e a Junta, para se analisar a forma de trabalhar em conjunto, sugerimos que se vá pensando no que de melhor podemos trazer das nossas aldeias, para que tenhamos uma representação digna.
Haverá necessariamente uma pequena sessão de abertura alusiva ao acontecimento que se comemora.
A nossa freguesia tem valores humanos incalculáveis. Tem escritores e pintores, que poderão apresentar e expor as suas obras. Ou fazer o lançamento de um livro ou a sua apresentação em Lisboa.
Temos artesãos que poderão vir mostrar os seus produtos e os seus trabalhos.
Há fotografias antigas e outras mais recentes que permitirão ver as diferenças operadas ao longo dos anos nas nossas terras.
Por que não trazer concertinas, guitarras e violas e relembrar os bailes de antigamente?
Estas são algumas sugestões do que se poderá apresentar neste Dia da Freguesia do Colmeal em Lisboa, na Casa do Concelho de Góis.
Certamente irão surgir outras. Para isso solicitamos a melhor colaboração de todos os Colmealenses – sócios, naturais e oriundos da freguesia do Colmeal – que nos apresentem ideias para que na reunião possamos avançar com passos concretos.
Obrigado pela colaboração que, antecipadamente, sabemos nos irá chegar.
UPFC
Sem comentários:
Enviar um comentário