13 maio 2008

Recantos do Soito – Fonte Velha


Até ao início dos anos 50 do século passado, data em que o sistema de água canalizada foi construído, este seria sem dúvida um dos sítios mais movimentados da aldeia, que então contava com cerca de uma centena de habitantes.

Com água abundante e muito boa e localizada num sítio muito aprazível, a “fonte-velha” continuou e continua a ser para todos nós um ponto de encontro, sobretudo quando o calor aperta e este precioso líquido é o melhor remédio para a sede.

A sua importância foi de novo posta em relevo, quando há cerca de 3 anos e em virtude do incêndio junto à aldeia a água da rede pública ficou imprópria para consumo.
Há cerca de oito anos e após um estado de grande abandono, a Comissão de Melhoramentos do Soito, então reactivada após cerca de 20 anos de letargia, decidiu requalificar aquele espaço, devolvendo-lhe alguma dignidade.

Da fase anteriores não dispomos, infelizmente, de quaisquer fotos, mas após essas obras ficou assim:

Entretanto e já durante o corrente ano, considerámos essencial melhorar os acessos que apresentavam algum perigo, tendo em conta a idade avançada de boa parte das pessoas que a utilizam, sendo também essencial fazer um reaproveitamento das águas que face aos invernos relativamente secos dos últimos anos, começavam a escassear.

Era também oportunidade de corrigir alguns erros “arquitectónicos”, então cometidos pelo empreiteiro e pôr à vista a nascente, tal como acontecia na sua versão original.

A obra que actualmente se encontra em finalização, foi nesta fase custeada pela Junta de Freguesia do Colmeal, a quem desde já agradecemos e pode ser vista nas fotos seguintes:






António Duarte (CM Soito)

2 comentários:

Anónimo disse...

É sempre agradável recordar locais que nos marcaram na nossa infância.
Trabalho excelente. Continuem.

Anónimo disse...

Um bom trabalho, estão de parabéns