30 janeiro 2012

José Acúrsio das Neves



“A Biografia de José Acúrsio das Neves enquadra-se num dos períodos mais agitados da história europeia e nacional. Tinha ele vinte e três anos quando se altearam as primeiras labaredas desse grande incêndio que foi a revolução Francesa, que nos havia de arrastar, primeiro para a guerra externa obrigando a Corte portuguesa a retirar-se para o Brasil e sujeitando o país a ser invadido três vezes pelas legiões napoleónicas, e depois, para a guerra civil, que principiando em 1820 só veio a terminar, com o triunfo definitivo dos liberais, em 1834, precisamente alguns dias depois de José Acúrsio das Neves ter expirado – só, abandonado e perseguido – num miserável palheiro das suas propriedades, onde se acoitara para fugir à fúria desenfreada e sanguinosa dos bandos liberais que então surgiam por toda a parte no encalço dos partidários de D. Miguel.
… Inteligente, culto e dispondo de alguns bens de fortuna, a sua carreira apresentava-se grandemente facilitada nos seus primeiros passos. Tendo-se formado em direito na Universidade de Coimbra, veio para Lisboa logo que concluiu a formatura e destinou-se à carreira judicial, tendo feito com tanto brilho a sua leitura perante a Mesa do Desembargo do Paço que o Presidente, Luís Vasconcelos e Sousa, recebendo instruções por ocasião das desordens da moeda falsa ocorridas nos Açores, para propor seis bacharéis a fim de serem providos nos lugares de juízes de fora daquele arquipélago, chamou José Acúrsio das Neves oferecendo-lhe um dos lugares, o de Angra, e pedindo-lhe que apresentasse uma lista dos cinco restantes bacharéis de que necessitava.”
José Acúrsio das Neves nasceu em Cavaleiros de Baixo, freguesia de Fajão, a 11 de Dezembro de 1766 e era filho do bacharel António das Neves Seco e de D. Josefa Gomes da Conceição.
Este livro fazia parte do espólio de Manuel Nunes de Almeida e já se encontra disponível para leitura na Biblioteca da União, no Colmeal.

José Acúrsio das Neves, Edições SNI – Lisboa, 1946
Foto de A. Domingos Santos

Sem comentários: