22 janeiro 2019

FADO DE COIMBRA no COLMEAL


Anunciado pela Assembleia de Compartes do Colmeal – Conselho Directivo, houve no sábado, 19 de Janeiro, pelas 16 horas, no Centro de Cultura e Convívio, uma sessão de Fado de Coimbra, com o Grupo Minerva – Fados Guitarradas de Coimbra.

O Fado de Coimbra encontra-se muito ligado às tradições académicas e é apenas cantado por homens, com o seu traje académico de capa e batina, normalmente à noite, nas praças ou ruas da cidade, sendo o local mais conhecido junto ao Mosteiro da Sé Velha.

A organização de serenatas é muito tradicional, e cantam-se junto à janela da casa onde vive a jovem que se pretende conquistar.

Hilário, Menano ou Bettencourt, cantaram e imortalizaram fados que todos conhecemos. Adriano Correia de Oliveira e José Afonso destacaram-se, na segunda metade do século passado, cantando grandes poetas como forma de resistência ao regime que se vivia no país.

Do Choupal até à Lapa
          Foi Coimbra os meus amores
   A sombra da minha capa
         Deu no chão, abriu em flores

No Centro de Cultura e Convívio, uma plateia atenta e interessada ouviu, aplaudiu e acompanhou, qual coro afinado, o Grupo Minerva, e confirmou 

Coimbra tem mais encanto na hora da despedida.











A. Domingos Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Fado de Coimbra no colmeal...que enorme privilégio! Parabéns pela iniciativa.

Deonilde Almeida