22 novembro 2018

UNIÃO PROGRESSIVA COMEMOROU 87º ANIVERSÁRIO



Foi no sábado, 22 de Setembro, tal como havia sido noticiado, que a União Progressiva da Freguesia do Colmeal realizou o almoço comemorativo do seu 87º aniversário.
A Quinta da Feteira, em Fazendas de Almeirim, voltou a receber os Colmealenses e os seus amigos, que desde o concelho de Góis se deslocaram de autocarro, de Lisboa em dois autocarros e muitos outros em transporte próprio.

A vertente cultural esteve presente, como vem sendo hábito nas iniciativas da União.
A Casa dos Patudos, em Alpiarça, que foi residência de José Relvas, recebeu os sócios e amigos vindos desde a sede concelhia e da nossa freguesia. Foi-lhes possível apreciar uma rica e vasta colecção de obras, com destaque para mobiliário, porcelanas, pinturas, tapeçarias, esculturas e artes decorativas.





Quem se deslocou de Lisboa, teve oportunidade de em Coruche, linda vila ribatejana e capital mundial da cortiça, visitar o Museu Municipal, localizado no bonito centro histórico e que desde 2002 integra a Rede Portuguesa de Museus. “O Céu, a Terra e os Homens” é a exposição de longa duração que está presente e nos foi dada observar, assim como em edifício fronteiro ao Museu, o Núcleo Tauromáquico, um esboço da sua história, da arte e da tradição da tauromaquia em Coruche.











Reunidos na Quinta da Feteira, um pouco antes da uma da tarde, mais de cento e oitenta associados e amigos da União Progressiva, para quem o convívio se sobrepunha aos valores gastronómicos. Ainda no exterior, com uma temperatura elevada para a transição estival/outonal foram servidas as habituais entradas.
No interior e à volta da mesa, sopa da pedra, bacalhau com broa de milho e nacos de porco aconchegaram quem se levantara cedo. Também cedo se iniciaram os passos de dança e a animação foi uma constante. Reencontros dos que resistem nas agruras das serras com familiares e amigos que refizeram as suas vidas por outras paragens.















Cantaram-se os parabéns a um associado que, com os seus familiares e amigos, decidiu festejar o seu aniversário com a União Progressiva. Emocionado com a placa alusiva que a colectividade lhe ofereceu.




O sorteio das “esperadas e desejadas” rifas (há sempre quem tenha sorte), teve este ano a especial participação de uma jovem de meia dúzia de anos, a Inês, muito simpática, que até cantou e encantou.














Depois de uma intervenção entusiasmada e algo emocionada do presidente da Direcção, Lisete de Matos, presidente da Assembleia-Geral congratulou-se pela elevada presença verificada no almoço, ambiente vivido e pelo trabalho que tem sido desenvolvido.
Côro afinado para cantar os parabéns à “menina União” e um brinde ao seu futuro.



Foi um dia muito especial. Valeu a pena.  

UPFC

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, um dia muito especial. Parabéns à União e parabéns à sua direção, presidida por António Domingos Santos, e à respetiva delegação no Colmeal. Pessoalmente e em nome da Mesa da Assembleia geral agradeço a solicitude e o empenho que põem na promoção destes eventos e na excelência da sua organização e funcionamento. Sobre o seu sucesso falam o número de participantes, mas, sobretudo, a animação do ambiente e o agrado e a satisfação que os rostos transpareciam. Muito obrigada.

Lisete de Matos
Açor, Colmeal

Anónimo disse...

Parabéns pela bela reportagem fotográfica demonstrativo de um dia muito bem passado, com alegria é bom convívio.
Muito grata, Margarida Faria