09 maio 2018

BODAS DE OURO SACERDOTAIS - Padre Manuel Pinto Caetano




Todos os Colmealenses conhecem o Padre Pinto.
O Padre Manuel Pinto Caetano veio para a freguesia do Colmeal em meados da década de setenta do século passado.
Tomou posse em 17 de Outubro de 1976, então jovem de 33 anos e já com oito de sacerdócio.
Referiu na ocasião que “o meu serviço não é prestado apenas na igreja, tem-se estendido ao vasto campo da assistência social, da promoção cultural e da formação integral do povo.

Empenhou-se de imediato na dinamização do Centro de Convívio.
Estabeleceu um programa ambicioso contemplando a organização da Festa de Verão, a fundação de um rancho folclórico, que faz a sua apresentação no Colmeal na noite de 14 de Agosto do ano seguinte e a promoção de teatro com a criação de um grupo cénico.

Dinamizou o Boletim “O Colmeal” dando grande ênfase às notícias da freguesia e das actividades da União Progressiva, tendo liderado o número especial comemorativo dos 50 anos da nossa associação regionalista.
Procede à necessária e indispensável ampliação do Centro de Convívio, a que dá o nome do seu antecessor. Capelas novas em Aldeia Velha e Malhada. Beneficiações na capela do Sobral e na igreja do Colmeal. Satisfação pela modificação das condições de vida das populações com novas estradas e a luz eléctrica.
Seis anos mais tarde despedia-se dos colmealenses e dos amigos.

Os Colmealenses e a União Progressiva da Freguesia do Colmeal nunca o esqueceram. Estarão com ele nas celebrações das suas Bodas de Ouro Sacerdotais.


U. P. F. C.

1 comentário:

M. Pinto disse...

A Igreja não é a de São Pedro de Alva, mas a da Senhora da Graça, Areias, Ferreira do Zêzere (monumento nacional em cuja recuperação me empenhei).

Abraço, M. Pinto