12 março 2018

III PASSEIO TT – ROTA DAS COLMEIAS




A União Progressiva da Freguesia do Colmeal realizou o seu III Passeio TT – Rota das Colmeias no passado dia 18 de Fevereiro.
Agradecemos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas que nos concedeu a autorização para levarmos a cabo esta iniciativa. Iniciativa que só foi possível pelos vários apoios conseguidos, e que muito agradecemos, não só de patrocinadores como de entidades locais e concelhias, Câmara Municipal de Góis, Junta da União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal, Góis Moto Clube, Rádio Clube de Arganil, O Varzeense e A Comarca de Arganil, para além dos voluntários que se disponibilizaram, e tantos foram, para as inúmeras tarefas que uma organização desta envergadura envolve.
O propósito que nos move de divulgação da freguesia, do concelho e da região foi mais uma vez conseguido. Este domingo foi um domingo diferente. Houve gente, muita gente no Colmeal. Houve alegria, houve cor, houve sonoridades diferentes. Apesar da névoa que manhã cedo escondia a aldeia e as encostas envolventes, os visitantes chegavam aos poucos, de localidades tão diversas e mais ou menos distantes, como Lisboa, Penela, Lorvão, Coimbra, Alcarraque, Pampilhosa do Botão, Penacova, Poiares, Lousã, Góis, Arganil, Urgueira, Tábua, Oliveira de Azeméis e naturalmente, Colmeal. Colmeal voltou a estar no mapa graças a esta iniciativa.













As inscrições de última hora eram feitas no Centro de Cultura e Convívio, onde os participantes recebiam uma lembrança – t-shirts e esferográficas alusivas, informação turística e uma pequena árvore, que cada um plantaria onde pudesse de perto acompanhar a sua evolução. O pequeno-almoço foi tomado no piso superior, permitindo, com algum conforto, partir para a estrada.
































No Largo D. Josefa das Neves Alves Caetano, foram dadas as boas vindas e transmitidas as recomendações que deveriam ser observadas nos percursos, diferentes para motos e jipes.
De realçar o companheirismo e espírito de entreajuda verificados em situações de apuro, muito especialmente nas subidas, de acentuada inclinação.
Em locais estratégicos os participantes “enfrentavam” com entusiasmo o reabastecimento, desde a fruta ao presunto, da água à mini fresquinha. Sempre com moderação, o que é de realçar e louvar.








Face ao inusitado número de participantes e de acompanhantes, houve necessidade de proceder a desdobramento durante o almoço. Que estava excelente, segundo os comentários. Todo o serviço às mesas foi garantido por amadores, a quem agradecemos muito sensibilizados, que deram o seu melhor e que continuaram a sua tarefa até bastante tarde, na limpeza e arrumação do espaço e de todo o equipamento utilizado.






















Mais uma vez o “prato forte” foi a pista de obstáculos na Portela. Facultativa, como habitualmente e com respeito pelas indispensáveis medidas de segurança, os mais afoitos fizeram alarde das suas habilidades. Sucesso para uns, frustração para outros, entusiasmo para todos.
A pista de obstáculos da Portela é como que a “cereja em cima do bolo”, local privilegiado para este tipo de actividades, que ano após ano vem atraindo um número crescente de entusiastas.


Uma palavra muito especial para os grandes “motores” desta iniciativa, incansáveis no trabalho que desenvolveram – Tiago Cerejeira Domingos e Carlos Manuel Fontes de Almeida. É um privilégio para todos nós podermos contar com a sua energia, entusiasmo e entrega, para que se traduzisse em sucesso este III Passeio TT – Rota das Colmeias.
Venha o IV Passeio TT – Rota das Colmeias!

Texto e fotos de A. Domingos Santos

Sem comentários: