18 agosto 2011

Junta de Freguesia do Colmeal



Melhoramentos efectuados e Projectos para o futuro

Na tentativa de fazer um pequeno apanhado referente aos melhoramentos e principais actividades que foram efectuadas nas diversas Juntas de Freguesia, durante os dois anos deste último mandato, bem como, quais os melhoramentos e actividades de maior destaque programados para os próximos anos, fomos tentar apurar esses elementos junto das diversas freguesias do concelho de Góis, todavia, até ao fecho da edição apenas a Junta de Freguesia do Colmeal se disponibilizou para fornecer os referidos elementos, pelo que, as restantes freguesias serão divulgadas assim que nos façam chegar os dados solicitados.

Junta de Freguesia do Colmeal
Melhoramentos feitos e projectos para o futuro

O Colmeal é uma freguesia com parcos recursos, com nove aldeias, bastante dispersas e que exige grande esforço na sua manutenção e limpeza, pelo que, Carlos Jesus, presidente desta Junta de Freguesia, confessou ao nosso jornal que têm sido congregados esforços no sentido de avaliar prioridades e tentar fazer o máximo de melhoramentos no Colmeal. O autarca enumerou alguns:

Alguns melhoramentos

A freguesia do Colmeal investiu na plantação de árvores de fruto, nomeadamente cerejeiras, com a dupla finalidade de tornar as aldeias mais embelezadas e criar atracções e iniciativas em torno da cereja, conforme referiu Carlos Jesus, que fez referência também ao Parque de lazer, criado recentemente no Colmeal, o qual já possui mesas, bancos, chafariz, embora, como acrescentou, existe intenção que este espaço seja ainda melhorado.

Outro ponto focado pelo presidente da Junta de Freguesia do Colmeal foi a alteração dos serviços de atendimento da secretaria da Junta, que foram deslocados do primeiro andar para o rés-do-chão, tornando o acesso mais fácil, o que, na opinião de Carlos Jesus, é uma mais-valia, visto a freguesia ter bastante população com idade sénior. Refira-se que, este local também sofreu obras de remodelação, com vista a criar excelentes condições para o fim a que se destina. Lembre-se ainda que, a junta disponibiliza um funcionário para manter um horário de atendimento ao público de oito horas diárias, entre segunda e sexta-feira.

Foi instalado também um ponto de Internet, que tem tido bastante adesão, visto que, quase todos os dias tem tido alguma procura, disse Carlos Jesus, lembrando também que, na cave do edifício da Junta de Freguesia, num espaço que não estava aproveitado, foram feitos uns sanitários públicos, com acesso directo à rua e com condições também para pessoas com mobilidade reduzida. Nesta cave foi ainda criado um espaço multiusos, onde já funcionaram as mesas de voto e que poderá servir para diversos fins, também com acesso para portadoras de mobilidade reduzida, disse o líder da Junta.

Em conversa com O VARZEENSE, Carlos Jesus fez também referência a alguns melhoramentos que têm sido efectuados por toda a freguesia, nomeadamente: muros, vedações e correcção em alguns caminhos.

Das inúmeras intervenções que foram feitas, o presidente lembrou também que foram construídos dois tanques de apoio contra incêndios e foram instaladas bocas-de-incêndio, nas imediações das povoações de Açor, Ádela e Colmeal, com vista a melhorar o combate a incêndios que possam vir a deflagrar.

Foram também efectuados alguns melhoramentos nos cemitérios, tanto no do Colmeal como no de Carvalhal, enumerou Carlos Jesus, que não ficou sem falar do grande investimento que está em curso na praia fluvial, junto à ponte do Colmeal, com a construção de sanitários públicos e acesso à praia para pessoas com mobilidade reduzida. A obra conta também com a requalificação dos vestiários, do espaço envolvente e ainda com a ligação de água aos sanitários públicos.

Apurámos também que a Junta tem investido ainda na manutenção e limpeza das diversas aldeias da freguesia, nomeadamente no corte de ervas e limpeza de estradas e caminhos públicos.

Foram efectuados diversos acessos ao rio, criando zonas de interesse junto ao rio e recuperados alguns já existentes, apostando também no turismo, facto que honra o presidente, visto que, na zona do Colmeal, o rio tem tido uma afluência superior aos anos anteriores.

A freguesia do Colmeal, conforme acrescentou Carlos Jesus, tem ainda colaborado com as diversas agremiações da freguesia, nomeadamente associando-se aos diversos eventos das Comissões de Melhoramentos, trabalhando em parceria e apoiando estas “casas”, dentro das parcas possibilidades da Junta.

Em termos sociais, o presidente da freguesia de Colmeal também referiu que tem apoiado, dentro das possibilidades, os seus fregueses e confessou que está atento aos casos com maiores necessidades. O autarca enumerou um dos mais recentes, que se resume à correcção de um caminho para uma pessoa portadora de deficiência e que irá residir no Sobral.

Planos para o futuro

Apesar da falta de meios financeiros, Carlos Jesus tem diversos planos para concretizar na freguesia do Colmeal.

Considera urgente ampliar o cemitério, visto que, a escassez do espaço já “obrigou” à suspensão da venda de sepulturas. Todavia, conforme acrescentou, algumas pessoas já contribuíram com a doação de terrenos anexos ao cemitério existente, pelo que, a Junta irá avançar com o projecto e espera que ainda na presente legislatura possa fazer essa ampliação.

Carlos Jesus espera também fazer algumas intervenções nas diversas aldeias, e recuperar as fontes do Carvalhal do Sapo e do Soito.

O líder da freguesia colmealense manifestou também a sua grande preocupação com a grande necessidade que existe em serem corrigidas as calçadas no Colmeal, no entanto, reconhece que não é tarefa fácil, dados os escassos recursos financeiros da freguesia.

Gostaria de criar um pequeno ponto de Turismo, na sede da freguesia, quiçá, até com venda de produtos endógenos, de forma a divulgar e promover a região.

Em termos sociais, Carlos Jesus, continua atento aos casos existentes na freguesia com maior dificuldade e pensa continuar a colaborar com as Comissões de melhoramentos e agremiações da freguesia.

Em suma, com a consciência que os parcos recursos têm que ser bem distribuídos, o presidente da Junta de Freguesia do Colmeal mostra-se optimista e espera continuar a sua obra, em prol do desenvolvimento da região e do bem estar da população.

in “O Varzeense” Nº 563, de 30 de Julho de 2011


Sem comentários: