07 maio 2011

Queijo Serra da Estrela, Chanfana, Leitão à Bairrada e Pastel de Tentúgal nos finalistas das 7 Maravilhas da Gastronomia

Já estão escolhidos os finalistas das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, começando hoje (7) a votação.
Da Beira Litoral / Beira Interior foram escolhidos para a votação final o Leitão à Bairrada, a Chanfana, Pastel de Tentúgal e o queijo Serra da Estrela.
Foram selecionados 21 pratos que se agrupam em sete categorias: entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces. Cada uma das categorias conta com três pratos típicos da gastronomia portuguesa. Os portugueses podem agora escolher, até 7 de setembro, os sete pratos que consideram como os melhores, independentemente da categoria.
Nas entradas encontram-se a alheira de Mirandela (Trás-os-Montes e Alto Douro), o pastel de bacalhau (Lisboa e Setúbal) e o queijo da Serra da Estrela (Beira Interior/Beira Litoral).
Já para a categoria das sopas foram escolhidas a açorda à alentejana, o caldo verde (Entre Douro e Minho) e a sopa da pedra (Ribatejo/Estremadura).
As amêijoas à Bulhão Pato (Lisboa e Setúbal), o arroz de marisco (Estremadura e Ribatejo) e o xarém com conquilhas (Algarve) fazem parte dos mariscos.
No peixe estão o bacalhau à Gomes de Sá (Entre Douro e Minho), o polvo assado no forno (Açores) e a sardinha assada (Lisboa e Setúbal).
Pelas carnes concorrem a chanfana (Beira litoral), o leitão da Bairrada (Beira Litoral) e as tripas à moda do Porto.
Na caça há o coelho à caçador (Beira Litoral), o coelho à Porto Santo à caçador (Madeira) e a perdiz de escabeche de Alpedrinha (Beira Interior).
Por fim, da lista de doces constam o pastel de Belém (Lisboa e Setúbal), o pastel de Tentúgal (Beira Litoral) e o pudim Abade Priscos (Entre Douro e Minho).
A partir de agora as votações podem ser feitas por telefone, SMS ou pela internet, através do site do evento (7maravilhas.sapo.pt) ou do Facebook.
in Diário As Beiras de 7 de Maio de 2011

Sem comentários: